Marca da Justiça do Trabalho da 4ª Região, composta por traços que formam, simultaneamente, as letras J e T entrelaçadas, e a representação de uma pessoa. A cor predominante é o azul escuro, mas também há detalhes em amarelo e verde nas letras J e T. Abaixo desse símbolo, vem o nome "Justiça do Trabalho" e, em letra menor, a identificação "TRT da 4ª Região (RS)" Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Publicada em: 09/06/2026 16:10. Atualizada em: 09/06/2026 16:11.

Juízas Raquel Seara e Ana Paula Severino tomam posse como titulares de Vara do Trabalho

Visualizações: 826
Início do corpo da notícia.
Raquel e Ana Paula posam para a foto com bandeiras da Justiça do Trabalho, de Porto Alegre, do Brasil e do RS ao fundo.
Raquel Seara e Ana Paula Severino.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) empossou, nesta terça-feira (9/6), as magistradas Raquel Gonçalves Seara e Ana Paula Severino como juízas titulares de Vara do Trabalho.

A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Presidência do Tribunal e contou com a presença de desembargadores(as), juízes(as), servidores(as) e familiares das empossadas. 

As promoções das juízas foram definidas em sessão do Tribunal Pleno, ocorrida na segunda-feira (8/6). 

Raquel fala em primeiro plano, à esquerda. Ela é branca, de cabelo liso preto e comprido. Usa blusa marrom. O presidente está à direita da foto, sorrindo e olhando para o público. Ele é branco, de cabelo curto e escuro e barba escura. Usa terno azul, com camisa e gravata rosas.
Raquel Seara e Alexandre Cruz

Natural de Porto Alegre, Raquel Gonçalves Seara ingressou na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul como servidora em março de 2010 e iniciou a carreira na magistratura em agosto do mesmo ano. Desde novembro de 2017, atuava na 27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre. Promovida pelo critério de merecimento, assume a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Bagé e do Posto Avançado de Dom Pedrito.

“Tenho muito orgulho de fazer parte desta instituição. Espero corresponder a esse cargo com muita responsabilidade, imparcialidade, dedicação e firmeza, sempre buscando a justiça”, declarou. 

Ana Paula aparece em primeiro plano, na direita da imagem, sorrindo. Ela é branca e loira. Usa blazer marrom com estampas floridas. Ao fundo, o presidente aparece aplaudindo.
Alexandre Cruz e Ana Paula Severino. 

Também natural de Porto Alegre, Ana Paula Kotlinsky Severino ingressou na magistratura trabalhista em 2004, no TRT da 14ª Região (Rondônia e Acre). Em março de 2011, tomou posse como juíza do Trabalho substituta no TRT-RS. Atuava na 15ª VT de Porto Alegre desde junho de 2024. Promovida pelo critério de antiguidade, passa agora a ser titular da Vara do Trabalho de São Borja e do Posto Avançado de Itaqui. 

“Assumo esta nova etapa renovando o compromisso com os valores da magistratura: a ética, a imparcialidade, a independência, a dedicação e o respeito às pessoas que procuram a Justiça do Trabalho na busca da solução de conflitos de forma adequada”, afirmou. 

foto geral do salão nobre. público aparece de costas em primeiro plano, com a mesa oficial ao fundo.
Solenidade ocorreu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal

O presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, elogiou a trajetória das juízas na Justiça do Trabalho gaúcha. “Desejo que sigam exercendo a magistratura com sabedoria, equilíbrio, humanidade e firme compromisso com os valores que orientam esta instituição”, declarou. 

Também participaram da mesa oficial da solenidade a corregedora regional do TRT-RS, desembargadora Maria Madalena Telesca, o vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, a desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, e o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV), juiz Tiago Mallmann Sulzbach. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS). Fotos: Tânia Meinerz
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias