Marca da Justiça do Trabalho da 4ª Região, composta por traços que formam, simultaneamente, as letras J e T entrelaçadas, e a representação de uma pessoa. A cor predominante é o azul escuro, mas também há detalhes em amarelo e verde nas letras J e T. Abaixo desse símbolo, vem o nome "Justiça do Trabalho" e, em letra menor, a identificação "TRT da 4ª Região (RS)" Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 05/05/2026 16:33. Atualizada em: 05/05/2026 17:03.

TRT-RS visita escolas para divulgar o 4º Concurso Cultural de Direitos Humanos

Visualizações: 102
Início do corpo da notícia.

A imagem mostra uma sala de aula ampla e bem iluminada por grandes janelas laterais. À frente, Rejane e Rafael conduzem uma atividade. O projetor exibe o tema "Justiça do Trabalho". A plateia é composta por crianças e pré-adolescentes sentados em classes escolares com cadeiras brancas e laranjas. No lado direito, veem-se pilhas de livros didáticos organizadas.Entre os dias 28 e 30 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) promoveu uma série de visitas a instituições de ensino para apresentar o 4º Concurso Cultural de Direitos Humanos nas Escolas.

As atividades ocorreram na Escola Coronel Afonso Emílio Massot, em Porto Alegre, no Colégio Estadual Augusto Meyer, em Guaíba, e na Escola Antão de Faria, também na capital.

Ao longo dos encontros, os estudantes participaram de conversas sobre direitos humanos no mundo do trabalho. Além disso, representantes do TRT-RS apresentaram as regras de participação no concurso e esclareceram dúvidas dos alunos sobre a iniciativa.

Juíza Aline gesticulando enquanto fala para uma plateia de estudantes. Ao fundo, uma televisão exibe um slide azul com o título "Trabalhadores e Trabalhadoras", ilustrado com diversos personagens representando profissões. Os adolescentes estão sentados em cadeiras pretas, muitos de costas para a câmera, demonstrando atenção.Participaram das visitas a desembargadora Rejane Souza Pedra, as juízas Aline Fagundes e Maria Teresa Vieira da Silva, além da juíza aposentada Inajá Oliveira de Borba. Também estiveram presentes os(as) servidores(as) Anita Cristina de Jesus, Gabriela Milani Leal, Laís Cristina Gross Gerhardt, Everton Luiz Kircher de Moraes e Rafael Colombo Hartmann.


Somadas, as três escolas reúnem 2.410 alunos. O roteiro de visitas terá continuidade no mês de maio, com ações previstas em instituições de ensino da região do Vale do Taquari.

Concurso

Em uma sala com piso de taco de madeira e grandes janelas, Rejane fala com alunos. O slide projetado ao fundo destaca o termo "trabalho decente" com figuras coloridas. Laís auxilia próximo ao projetor.O 4º Concurso Cultural é voltado a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os participantes podem concorrer com desenhos, produções gráficas ou textos, conforme a categoria correspondente à sua faixa escolar.

A proposta é incentivar a reflexão e a expressão sobre temas fundamentais relacionados aos direitos humanos no trabalho, promovendo o debate desde os primeiros anos da vida escolar. A iniciativa é uma parceria entre o TRT-RS e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Para mais informações, acompanhe a página do concurso.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
trabalho infantil
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias