Agendas e Representações (9 a 11/12)
8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros e 5º Fórum Nacional Contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação
O desembargador Gilberto Souza dos Santos e a juíza Valdete Souto Severo representaram o TRT-RS no 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (ENAJUN) e no 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes Contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (FONAJURD). Os eventos foram realizados na terça-feira (9/12), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
Com o tema “Vivências negras: justiça, identidade e pertencimento no Sistema de Justiça”, os encontros reuniram magistrados, servidores, autoridades dos tribunais superiores e representantes de coletivos jurídicos.
A programação promoveu debates sobre práticas antirracistas no Judiciário e políticas institucionais voltadas à equidade racial. Durante o evento, também foram apresentados os resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, coordenado pelo CNJ, e lançada a Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas, voltada ao fortalecimento de ações conjuntas nas instituições públicas.
6º Encontro do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec)
A juíza auxiliar do Juízo de Precatórios, Carolina Hostyn Gralha, e a diretora da Secretaria do Juízo de Precatórios, Márcia Jaqueline Leal Vargas, representaram o TRT-RS no 6º Encontro do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 10 e 11 de dezembro, na sede do Conselho, em Brasília.
O evento discutiu temas relacionados ao regime de pagamento de precatórios e RPVs, incluindo planos de pagamento, modalidades de acordo, entre outros.
A programação também contou com oficinas para construção de propostas de enunciados, com participação de representantes de tribunais de todo o país. O presidente do Fonaprec, conselheiro Ulisses Rabaneda, apresentou palestra sobre os avanços na gestão de precatórios ao longo dos 20 anos do CNJ. Outro destaque foi o debate sobre o uso da inteligência artificial na organização e no acompanhamento dos processos.

