Justiça do Trabalho gaúcha participa da Semana Nacional de Conciliação 2025
A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul está participando da Semana Nacional da Conciliação 2025, entre 3 e 7 de novembro.
Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento reúne os tribunais de todo o país em um esforço concentrado para promover acordos.
Para estes cinco dias, a Justiça do Trabalho gaúcha agendou 876 audiências específicas de conciliação. Destas, 539 estão acontecendo nos oito Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Disputas (Cejuscs), localizados em Porto Alegre (1º e 2º Grau), Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Bento Gonçalves. As demais ocorrem nas Varas do Trabalho e nos Postos Avançados.
Além dessas tentativas de acordo, estão previstas para a semana outras 3.936 audiências de outros tipos, como iniciais, unas e de instrução. Elas não são designadas especificamente para conciliação, mas podem resultar em acordo.
Edição passada
Em 2024, a Justiça do Trabalho do RS homologou 1.027 acordos durante a Semana da Conciliação, que somaram R$ 32,3 milhões. Os recolhimentos previdenciários e fiscais que acompanham os pagamentos renderam R$ 3,43 milhões aos cofres públicos.
Agende uma audiência!
Trabalhadores e empregadores com processo em andamento podem solicitar uma audiência de conciliação a qualquer tempo, pelo formulário Quero ConciliarAbre em nova aba. O link para o formulário também está disponível no botão “Conciliação”, no menu lateral direito do site do TRT-RS.
Recomenda-se que o interessado peça auxílio do advogado ou da advogada para fazer o pedido. Também é possível solicitar por petição dentro do processo. A audiência de conciliação pode ser realizada em qualquer fase da ação trabalhista.


