Gestores de ouvidorias dos TRTs participam de oficina prática para simplificar textos jurídicos
A programação da 45ª reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) incluiu, na manhã desta quarta-feira (12/11), uma oficina de linguagem simples. Ministrada pela servidora do TRT-RS Lara Martins, a capacitação contou com a participação de gestores de ouvidorias e abordou especificamente as atividades do setor.
A primeira parte da oficina foi expositiva e abordou os conceitos da linguagem simples e seus principais pilares: a clareza, a precisão e a concisão. “A empatia é a base da linguagem simples, porque coloca a pessoa que receberá a mensagem como foco da nossa comunicação”, observou Lara. O treinamento foi seguido por exercícios práticos, com base em modelos de textos coletados de sites de ouvidorias e documentos enviados por tribunais.
Projeto Linguagem Simples
A oficina faz parte das iniciativas do Projeto Estratégico Linguagem SimplesAbre em nova aba, desenvolvido pelo TRT-RS para facilitar sua comunicação com a sociedade. A iniciativa estimula o uso de uma linguagem clara em decisões, comunicações e documentos.
Um dos destaques do projeto é o “Guia simples para entender seu processo trabalhistaAbre em nova aba”, lançado em agosto de 2025. Ele apresenta mais de 300 movimentações processuais explicadas de forma acessível para trabalhadores e empregadores.
