Comunidade Jurídico-Trabalhista planeja continuidade do projeto Pescar
Representantes da Comunidade Jurídico-Trabalhista reuniram-se nessa quarta-feira (10/2), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), para planejar a continuidade da parceria com o Projeto Pescar. A iniciativa oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos.
A reunião contou com a presença do presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, que destacou a importância do diálogo entre as instituições para a evolução da iniciativa. “Nossas reuniões são importantes para o fortalecimento da comunidade jurídico-trabalhista e a continuidade do Projeto Pescar, uma parceria que já funciona há dez anos”, afirmou.
Atualmente, duas turmas estão em andamento na Comunidade: uma no TRT-RS, com 17 alunos, e outra na Escola Superior de Advocacia (ESA), com 15 alunos. As formaturas devem ocorrer em maio deste ano.
A previsão de abertura de novas turmas em 2026 aguarda a confirmação dos parceiros com relação ao financiamento do projeto. A próxima reunião sobre o tema foi agendada para 2 de março.
Formação socioprofissional
Desde 2017, o projeto já beneficiou 170 estudantes. O curso "Iniciação em Serviços Administrativos" possui carga horária superior a 800 horas/aula.
Os estudantes aprendem sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, postura ética, cidadania, contratos e a Lei de Aprendizagem. O currículo também inclui introdução à Administração, Informática, Direito e habilidades de comunicação escrita, oral, linguagem corporal e desinibição.
Comunidade Jurídico-Trabalhista
A unidade do Pescar na Comunidade Jurídico Trabalhista é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o TRT-RS, a ESA, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS). Ela conta com o apoio da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Satergs).
Presenças
- Presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz;
- Gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-RS, desembargadora Rejane Souza Pedra;
- Corregedora-Geral da OAB/RS, Maria Helena C. Dornelles;
- Secretário-geral da Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista (Agetra), João Antonio Ritzel Remédios;
- Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e representante regional da Coordinfância, Martha Diverio Kruse;
- Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul (Satergs), Márcia Helena Somensi;
- Presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA), Neusa Bastos;
- Diretora de publicações digitais e departamento cultural da ESA, Letícia Marques Padilha;
- Gerente da área de execução do Pescar, Juliana dos Santos Rocha;
- Educadoras sociais do Projeto Pescar na comunidade jurídico-trabalhista Dienifer Paludo (TRT-RS) e Valéria Neutzling (ESA);
- Servidoras da Assessoria de Promoção do Trabalho Decente e dos Direitos Humanos (Asprodec) do TRT-RS Roberta Liana Vieira (assessora-chefe), Anita Cristina de Jesus e Lais Cristina Gross Gerhardt.


