TRT-RS promove em Vacaria debate sobre combate ao trabalho escravo e proteção ao trabalhador migrante
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realiza, na quarta-feira (29/10), em Vacaria, a segunda edição do Projeto ItineranteRS – Trabalho Decente, iniciativa que busca promover debates e ações de conscientização sobre o combate ao trabalho escravo contemporâneo, o tráfico de pessoas e a proteção ao trabalho do migrante.
Para se inscrever, clique aquiAbre em nova aba.
O evento, que acontecerá a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores (Rua Júlio de Castilhos, 1302 - Centro), é promovido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM). A organização é da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-RS.
A programação inclui painéis sobre a atuação da fiscalização do trabalho na garantia do trabalho digno, a promoção dos direitos trabalhistas pelo MPT e a implementação do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, coordenado pelo TRT-RS. Também haverá um espaço dedicado ao atendimento especializado sobre documentação e regularização de migrantes.
A atividade tem como público-alvo trabalhadores, representantes de entidades rurais, autoridades locais e a comunidade em geral, especialmente em uma região marcada pela fruticultura e que, recentemente, registrou casos de resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão.
O Projeto ItineranteRS teve sua primeira edição em Arvorezinha, no Alto Vale do Taquari, em novembro de 2024. Na ocasião, o evento reuniu grande público e reforçou a importância do diálogo entre instituições e sociedade para a promoção do trabalho decente em todas as regiões do Estado.
O encontro em Vacaria contará com a presença do desembargador Manuel Cid Jardon e do juiz Charles Lopes Kuhn, gestores regionais do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante no TRT-RS, além de representantes do MPT-RS, MTE, OIM e de entidades locais.
Confira aqui a página do evento.Abre em nova aba
Programação – Projeto ItineranteRS – Vacaria:
Local: Câmara de Vereadores: Rua Júlio de Castilhos, 1302 - Centro - Vacaria/RS
Data: 29/10
Horário: A partir das 13h30
13h30 – Abertura
Manuel Cid Jardón – Desembargador do Trabalho - gestor regionais do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante no TRT-RS;
Charles Lopes Kuhn – Juiz do Trabalho - gestor regional do Programa Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante no TRT-RS;
Gerson Soares Pinto – Superintendente-adjunto do Ministério do Trabalho e Emprego no RS;
Sérgio Poletto – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões e vice-presidente da FETAR-RS.
14h – Atuação da fiscalização do trabalho na garantia do trabalho digno no RS
Lucilene Pacini e Rafael Zan – Auditores Fiscais do Trabalho;
14h40 – Atuação do MPT na promoção dos direitos dos trabalhadores do RS
Franciele D’Ambros – Procuradora do Trabalho;
15h – Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante
Manuel Cid Jardón e Charles Lopes Kuhn;
15h40 – Intervalo
16h10 – Atendimento especializado sobre migrantes: documentação, regularização e trabalho
Patrícia Siqueira – Organização Internacional para as Migrações (OIM)
17h – Encerramento


