Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 21/08/2025 10:47. Atualizada em: 21/08/2025 11:31.

Em cartaz no TRT-RS, exposição "Documentadas" retrata o amor entre mulheres

Visualizações: 53
Início do corpo da notícia.

 Fotografia em preto e branco de duas sorrindo e olhando uma para a outra. A imagem está pendurada em um painel preto.A exposição fotográfica "Documentadas" foi inaugurada nessa terça-feira (19/8), Dia do Orgulho Lésbico, e ficará em exibição até 26 de agosto no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100, Porto Alegre).

A mostra apresenta fotografias e textos que contam histórias de casais de mulheres de diferentes regiões do Brasil. Criada pela fotógrafa catarinense Fernanda Piccolo, a iniciativa já percorreu diversos estados, reunindo mais de 230 histórias, cerca de 13 mil imagens, entrevistas e registros em áudio, formando a primeira base de documentação sobre o amor entre mulheres no mundo.

Confira aqui o álbum de fotos da inauguração da exposição.Abre em nova aba

Pessoas circulando, olhando as fotos em painéis pretos. Uma mulher à direita veste casaco colorido quadriculado, calça branca e sapatos azuis, está observando a exposição. A cerimônia de abertura reuniu magistrados(as), servidores(as) e representantes de coletivos e organizações que atuam na defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+. 

A condução do evento ficou a cargo da servidora aposentada Ana Naiara Malavolta Saupe, uma das idealizadoras da Política de Equidade do TRT-RS em 2017 e uma das responsáveis por trazer a mostra para o Tribunal.

Durante a cerimônia, o presidente Ricardo Martins Costa destacou: "Esta exposição nos convida a refletir sobre igualdade, não-discriminação e políticas afirmativas. O Tribunal se sente honrado em sediar esse trabalho e abrir espaço para a diversidade. Que essas fotos nos transformem e nos alertem sobre a importância dessas políticas."

Martins Costa e a juíza Lúcia discursando. Ao lado, banner da exposição “Documentadas”. A curadora da mostra, Samantha Konorath, reforçou o caráter documental e político do projeto: "Cada obra preserva memórias que foram silenciadas, marginalizadas ou apagadas. Documentadas celebra o ato político de registrar, fotografar e compartilhar experiências que desafiam normas e constroem futuros mais justos."

Coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal, a juíza Lúcia Rodrigues de Matos ressaltou o papel institucional da iniciativa: "A existência e a resistência das mulheres retratadas nos lembram que dignidade humana e amor não comportam hierarquias, hegemonias ou apagamentos. Essa mostra é um compromisso institucional com a inclusão e o respeito a todas as pessoas."

Também estiveram presentes representantes da comunidade LGBT+, como o servidor Ivan Carlos Pereira (representante dessa comunidade no Comitê de Equidade do TRT-RS), e Samantha Medeiros, integrante da Jornada Lésbica Feminista e Antirracista, que ressaltaram a importância do evento para valorizar a memória e dar visibilidade às histórias.

Grupo de pessoas, maioria mulheres, posando para foto. Algumas vestem camisetas pretas com ilustração colorida e esta escrito o nome da ong: “OCUPA SAPATÃO”.Além da exposição, "Documentadas" se desdobra em livro, loja on-line, ações de arte urbana, apoio psicológico e promoção de trabalhos artísticos. Para conferir mais sobre o projeto, clique aqui.Abre em nova aba

A mostra é promovida pela ONG Outra Visão e realizada pelo coletivo Ocupa Sapatão, em parceria com a Jornada Lésbica Feminista Antirracista de Porto Alegre. No TRT-RS, integra as ações do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.Abre em nova aba A exposição também faz parte da programação da 11ª edição da jornada, que ocorre durante todo o mês de agosto, promovendo atividades em diversos espaços da cidade e fortalecendo a visibilidade de mulheres lésbicas, bissexuais e pansexuais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
culturaexposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias