Acordos encaminhados em mediações e homenagem em sindicato: como foi a visita do vice-presidente do TRT-RS a Rio Grande

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, esteve na quinta-feira (14/8) em Rio Grande para atividades voltadas à mediação de conflitos e ao fortalecimento do diálogo social.
Além de participar pela manhã do evento Porto da AdvocaciaAbre em nova aba, promovido pela OAB subseção Rio Grande, o magistrado aproveitou a agenda na cidade para realizar, de forma presencial, três sessões de mediação e visitar o Sindicato dos Marítimos do Rio Grande e São José do Norte (SINDIMARS).
Mediações com acordos encaminhados
Acompanhado da juíza auxiliar da Vice-Presidência do TRT-RS, Luciana Caringi Xavier, o desembargador conduziu, na sala da 1ª Vara do Trabalho de Rio Grande, três sessões de mediação com a presença do Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador regional Marcelo Goulart.

As audiências trataram de negociações entre:
Sindicato dos Marítimos do Rio Grande e São José do Norte e MEC - Consultoria e Serviços Marítimos Ltda;
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Rio Grande e Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Extremo Sul (SETCESUL);
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos, Eletrônicos, Siderúrgicas, Construção e Reparos Navais, Construção e Reparos Offshore, Manutenção e Conservação de Elevadores e Refrigeração de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG) e as empresas Fan Metal Indústria Metal Mecânica Ltda e Yara Brasil Fertilizantes S/A.
Em todos os casos, foram construídas propostas que agora serão submetidas à apreciação das respectivas categorias.
Homenagem e assinatura de acordo
Pouco antes das mediações, o desembargador visitou a sede do SINDIMARS, onde foi recebido pela diretoria e homenageado pela atuação de aproximação do Judiciário com as realidades específicas de cada categoria profissional.
Na ocasião, foi assinado acordo entre o sindicato e a empresa Estaleiro 4 Irmãos, em tratativa que contou com a presença do procurador Marcelo Goulart, do MPT. A entidade destacou a importância da atuação imparcial do TRT-RS na mediação de conflitos e reafirmou seu compromisso com o diálogo social.