Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 15/08/2025 17:36. Atualizada em: 15/08/2025 17:36.

Em palestra no Porto da Advocacia, vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz defende mediação coletiva como caminho para a paz

Visualizações: 41
Início da galeria de imagens.
A foto mostra um salão ocupado por mesas e pessoas nelas e o desembargador palestrando ao fundo, num palco.
Palestra do desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.
Desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.
Desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.
Porto da Advocacia
Porto da Advocacia
Porto da Advocacia
Porto da Advocacia
Palestra do juiz Rodrigo Trindade.
Palestra do juiz Rodrigo Trindade.
Juiz Rodrigo Trindade.
Juiz Rodrigo Trindade.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, abriu a programação do segundo dia do Porto da Advocacia, realizado nesta quinta-feira (14/8) no Salão Nobre da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande.

Sob o tema “As mediações coletivas e a cultura da paz: novos horizontes para a advocacia”, o magistrado destacou a importância de uma atuação jurídica voltada à resolução dialogada de conflitos, especialmente nas disputas trabalhistas coletivas.

“A mediação coletiva é mais que um instrumento processual: é um caminho para fortalecer a cidadania, reduzir a litigiosidade e promover a cultura da paz”, afirmou Alexandre. “A advocacia tem papel fundamental nesse movimento de transformação”, complementou.

A apresentação teve mediação de Luiz Adelar do Nascimento Souza, diretor-tesoureiro da OAB Subseção Rio Grande, e Joscélia Bernhardt Carvalho, presidente da Comissão do Direito do Trabalho da subseção.

Inteligência Artificial no Judiciário

Já o juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade, que é coordenador do Laboratório de Inovação do TRT-4 (LINOVA) e do Centro de Inteligência do TRT-4 (CIT4R), participou da palestra “IA na Advocacia e nos Tribunais”. Ao lado do advogado Filipe Pereira Mallmann, Trindade abordou o impacto da inteligência artificial no sistema judicial.

A mesa teve mediação de Cintia Madruga, conselheira seccional, e Marcelo Martinelli, membro da Comissão do Direito do Trabalho.

Porto da Advocacia

O Porto da Advocacia, que começou na segunda-feira (13/8), segue até sexta-feira (15/8) com uma programação diversificada, que inclui debates sobre direito de família, relações de trabalho, direito previdenciário e inovação no Judiciário. O evento integra as comemorações do Mês da Advocacia 2025, promovido pela OAB Subseção do Rio Grande, reunindo advogados, magistrados, acadêmicos e autoridades para discutir os desafios e perspectivas da profissão.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto Eduardo Matos (Secom/TRT-RS) e fotos Raquel Thormann/AZ Comunicação
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias