Em palestra no Porto da Advocacia, vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz defende mediação coletiva como caminho para a paz
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, abriu a programação do segundo dia do Porto da Advocacia, realizado nesta quinta-feira (14/8) no Salão Nobre da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande.
Sob o tema “As mediações coletivas e a cultura da paz: novos horizontes para a advocacia”, o magistrado destacou a importância de uma atuação jurídica voltada à resolução dialogada de conflitos, especialmente nas disputas trabalhistas coletivas.
“A mediação coletiva é mais que um instrumento processual: é um caminho para fortalecer a cidadania, reduzir a litigiosidade e promover a cultura da paz”, afirmou Alexandre. “A advocacia tem papel fundamental nesse movimento de transformação”, complementou.
A apresentação teve mediação de Luiz Adelar do Nascimento Souza, diretor-tesoureiro da OAB Subseção Rio Grande, e Joscélia Bernhardt Carvalho, presidente da Comissão do Direito do Trabalho da subseção.
Inteligência Artificial no Judiciário
Já o juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade, que é coordenador do Laboratório de Inovação do TRT-4 (LINOVA) e do Centro de Inteligência do TRT-4 (CIT4R), participou da palestra “IA na Advocacia e nos Tribunais”. Ao lado do advogado Filipe Pereira Mallmann, Trindade abordou o impacto da inteligência artificial no sistema judicial.
A mesa teve mediação de Cintia Madruga, conselheira seccional, e Marcelo Martinelli, membro da Comissão do Direito do Trabalho.
Porto da Advocacia
O Porto da Advocacia, que começou na segunda-feira (13/8), segue até sexta-feira (15/8) com uma programação diversificada, que inclui debates sobre direito de família, relações de trabalho, direito previdenciário e inovação no Judiciário. O evento integra as comemorações do Mês da Advocacia 2025, promovido pela OAB Subseção do Rio Grande, reunindo advogados, magistrados, acadêmicos e autoridades para discutir os desafios e perspectivas da profissão.