Anunciados os candidatos a cargos diretivos do TRT-RS e da Escola Judicial para o biênio 2025/2027
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) anunciou, nesta sexta-feira (15/8), os candidatos à Presidência e às duas Vice-Presidências para o biênio 2025/2027. Também foram definidos os concorrentes aos cargos de Direção e Vice-Direção da Escola Judicial.
Em sessão do Tribunal Pleno, foi confirmado o nome do atual vice-presidente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, como candidato único à Presidência. Oriundo do Quinto Constitucional em vaga do Ministério Público do Trabalho (MPT), Alexandre integra o TRT-RS desde 2010 e também já foi diretor e vice-diretor da Escola Judicial.
Com a recente transformação da Vice-Corregedoria em uma segunda Vice-PresidênciaAbre em nova aba, este pleito elegerá dois vices, pela primeira vez.
Confira as candidaturas:
- Presidência: Alexandre Corrêa da Cruz (atual vice-presidente)
- Vice-Presidência Institucional e de Atuação em Demandas Coletivas: Luiz Alberto de Vargas e Cláudio Antônio Cassou Barbosa
- Vice-Presidência Jurisdicional: Clóvis Fernando Schuch Santos e Fernando Luiz de Moura Cassal
- Direção da Escola Judicial: Maria Silvana Rotta Tedesco (atual vice-diretora)
- Vice-Direção da Escola Judicial: Ricardo Carvalho Fraga e Marcelo José Ferlin D’Ambroso
Entre 22 e 25 de setembro, as candidaturas serão submetidas à Consulta Prévia junto aos desembargadores e juízes da 4ª Região.
A eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá em 3 de outubro. Na oportunidade, também será eleita a corregedora ou o corregedor regional do próximo período, cargo não submetido à Consulta Prévia – e, por isso, sem candidatura definida na sessão de hoje. A posse dos eleitos e eleitas ocorrerá em 5 de dezembro.
Ao final da sessão desta sexta-feira, os candidatos falaram brevemente sobre as razões de suas candidaturas, demonstrando disposição em colaborar para o contínuo fortalecimento da Justiça do Trabalho gaúcha.
O presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, agradeceu aos colegas que disponibilizaram seus nomes. O magistrado desejou a todos um excelente debate de ideias no processo eleitoral, agora declarado aberto.
Comissão
A Consulta Prévia aos magistrados do TRT-RS será coordenada por uma Comissão, composta pela desembargadora Rosane Serafini Casa Nova (presidente), pelo desembargador João Alfredo Borges Antunes de Miranda e pelo juiz do Trabalho Tiago Mallmann Sulzbach, indicado pela Amatra IV.
Conheça a trajetória dos candidatos:
PRESIDÊNCIA
Alexandre Corrêa da Cruz
Natural de Porto Alegre, tomou posse no TRT-RS em 1993, como servidor. Em 1995, ingressou no Ministério do Trabalho, no cargo de fiscal do Trabalho. No ano seguinte, foi aprovado para o cargo de procurador do Trabalho, tomando posse na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi empossado desembargador do Trabalho do TRT-RS em 2010, em vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do MPT. Foi vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2013/2015 e 2015/2017, respectivamente. É o atual vice-presidente da instituição. Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
VICE-PRESIDÊNCIA INSTITUCIONAL E DE ATUAÇÃO EM DEMANDAS COLETIVAS
Luiz Alberto de Vargas
Natural de Porto Alegre, tomou posse como juiz do Trabalho substituto da 4ª Região em 17 de fevereiro de 1987. Promovido a juiz titular em 14 de setembro de 1990, atuou na 1ª Vara do Trabalho de Rio Grande (1990-1994), na 1ª VT de Pelotas (1994-2002) e na 28ª VT de Porto Alegre (2002-2006). Em 11 de maio de 2006, foi empossado como desembargador do TRT-RS. Exerceu o cargo de vice-ouvidor do Tribunal em 2024. Atualmente, preside a 8ª Turma Julgadora e integra a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e a Seção de Julgamento de Agravos Internos (Sejai). Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
Cláudio Antônio Cassou Barbosa
Nascido em Porto Alegre, foi advogado trabalhista no início da carreira. Atuou na advocacia sindical, em lides trabalhistas massivas e negociações coletivas de trabalho. Tomou posse como desembargador do TRT-RS em 29 de agosto de 2008, pelo Quinto Constitucional, como membro da Advocacia. Preside a 5ª Turma Julgadora e integra a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e a Seção de Julgamento de Agravos Internos (Sejai). Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
VICE-PRESIDÊNCIA JURISDICIONAL
Clóvis Fernando Schuch Santos
Natural de Porto Alegre, ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 25 de fevereiro de 1987. Foi promovido a juiz titular em 3 abril de 1991, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de Alegrete. Depois, atuou na 2ª VT de Rio Grande (1991), na VT de Carazinho (1991) e na 2ª VT de Novo Hamburgo (1991-2010). Tomou posse como desembargador do TRT-RS em 3 de setembro de 2010. Exerceu o cargo de ouvidor da instituição entre 2020 e 2024. Integra a 3ª Turma Julgadora e a Seção de Dissídios Coletivos (SDC). Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
Fernando Luiz de Moura Cassal
Natural de Jaguarão (RS), ingressou na Justiça do Trabalho gaúcha em 1989, como técnico judiciário. Tomou posse como juiz do Trabalho substituto em 23 de novembro de 1992. Foi promovido a juiz titular em 17 de abril de 1995, assumindo a Vara do Trabalho de São Borja. Também exerceu a titularidade da 1ª VT de Erechim, da VT de Cruz Alta, da VT de Osório, da 1ª VT de Gramado, da 17ª VT de Porto Alegre, da 3ª VT de Novo Hamburgo, da 15ª VT de Porto Alegre e da 1ª VT de Bento Gonçalves. Foi promovido a desembargador em 5 de junho de 2014. Integra atualmente a 6ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais. Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
DIREÇÃO DA ESCOLA JUDICIAL
Maria Silvana Rotta Tedesco
Nascida em Erechim (RS), ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 19 de agosto de 1993. Foi promovida a titular em 6 de agosto de 1996, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de São Borja. Também esteve à frente da 1ª VT de Erechim (2002), da 3ª VT de Novo Hamburgo (2002-2003) e da 9ª VT de Porto Alegre (2003-2019). Foi empossada desembargadora do TRT-4 em 2 de outubro de 2019. Integra a 11ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais. É a atual vice-diretora da Escola Judicial. Veja aqui o perfil completo.Abre em nova aba
VICE-DIREÇÃO DA ESCOLA JUDICIAL
Ricardo Carvalho Fraga
Natural de Porto Alegre, ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 10 de abril de 1985, como juiz substituto. Promovido a juiz titular em 14 de setembro de 1990, exerceu a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande (1990-1991) e da 9ª VT de Porto Alegre (1991-2003). Assumiu o cargo de desembargador do TRT-RS em 16 de janeiro de 2003. Preside a 3ª Turma Julgadora e integra a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e a Seção de Julgamento de Agravos Internos (Sejai). Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.
Marcelo José Ferlin D’Ambroso
Nascido em Xanxerê(SC), atuou como servidor do MPT e como advogado, no início da carreira. Em 1998, assumiu o cargo de procurador do Trabalho, atuando nas Procuradorias de Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tomou posse como desembargador do TRT-RS em 16 de abril de 2013, em vaga do Quinto Constitucional reservada a membro do MPT. Integra a 8ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais. Veja aqui o perfil completo.Abre em nova aba