Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Clóvis Fernando Schuch Santos

Fotografia do desembargador Clóvis em seu gabinete.

Clóvis Fernando Schuch Santos é natural de Porto Alegre, nascido em 24 de julho de 1958. 

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, trabalhou em escritório de advocacia especializado na área trabalhista, de 1981 a 1986.

Em 1986, ingressou na magistratura após aprovação em Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.  

Atuou como Juiz Substituto até março de 1991, quando foi promovido, por merecimento, a Juiz Titular da então Junta de Conciliação e Julgamento de Alegrete. 

Atuou, ainda, como Juiz do Trabalho Substituto, nas seguintes unidades judiciárias: 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande, Vara do Trabalho de Carazinho e 2ª Vara do Trabalho de Novo Hamburgo, tendo sido Juiz-Diretor deste Foro em diversos períodos, assim como, teve participação na informatização das unidades judiciárias de Novo Hamburgo. 

Foi Professor da disciplina de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, de 1º de março de 1992 a 18 de fevereiro de 1998, nos municípios de Canoas e Gravataí. 

Foi eleito Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª Região, em 21 de junho de 1996, após ter exercido o cargo de Secretário do Interior, Congressos, Eventos e Cultural. Exerceu o cargo de Presidente da Amatra4 até 19 de junho de 1998, ocasião em que foi eleito Secretário de Divulgação desta associação. Também, nesta entidade, exerceu os cargos de Secretário da Erradicação do Trabalho Infantil, Secretário de Prerrogativas e Conselheiro Fiscal, bem como, integrou as Comissões de Comunicação e de Orçamento, nas gestões da atual Ministra Maria Helena Mallmann e Desembargadora Vânia Cunha Mattos, respectivamente. 

Integrou o Conselho Deliberativo da Fundação Escola da Magistratura do Trabalho - FEMARGS no ano de 2002.

Em 03 de setembro de 2010 assumiu como Desembargador Federal do Trabalho da 4ª Região.

Atuou como Presidente da Segunda Turma do TRT4 no segundo semestre do ano de 2019. 

Foi eleito Ouvidor do TRT4 para o biênio 2020/2022, tendo sido reeleito para o biênio 2022/2024.

Na 29ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, ocorrida em novembro de 2021, foi eleito Vice-Presidente deste, para a gestão 2022. 

Na 33ª Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, ocorrida em novembro de 2022, foi eleito Presidente do COLEOUV, cargo que exerce no presente momento.

Integra o Conselho Fiscal da Amatra4 e o Conselho da Escola Judicial do TRT4, assim como, compõe as Terceira Turma e Seção de Dissídios Coletivos do TRT4.

Foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Comendador, pelo TST, em 10 de agosto de 2023.

Confira a composição de todos os Órgãos Julgadores de 2º Grau.

Confira a composição das Comissões e Comitês do TRT-RS.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Última atualização: 11/10/2023 12:00
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista