TRT-RS apresenta plataforma LaborNexus a consultor do Prêmio Innovare
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) apresentou, nesta quinta-feira (10/7), a plataforma “LaborNexus” ao consultor do Instituto Innovare Rafael Brandolf. A iniciativa foi selecionada para concorrer ao Prêmio Innovare 2025. A apresentação ficou a cargo da juíza Carolina Paiva, coordenadora de dois grupos de trabalho envolvidos no desenvolvimento da plataforma.
O LaborNexus estrutura e disponibiliza, em língua portuguesa, documentos e informações essenciais elaborados pelos órgãos de controle da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seu objetivo é garantir acesso qualificado ao conteúdo internacional aplicável, contribuindo para decisões mais fundamentadas, consistentes e alinhadas ao Direito Internacional do Trabalho.
Tradução e pesquisa estruturada
A juíza Carolina Paiva destacou que a aplicação mais ampla das normas internacionais de direito de trabalho enfrenta dois grandes obstáculos no Judiciário brasileiro: a sobrecarga de trabalho e a barreira linguística, pois a principal base de dados da OIT está disponível somente em inglês, francês e espanhol.
“O LaborNexus foi criado justamente para enfrentar os desafios e ampliar o acesso de juízes e juízas ao conhecimento acumulado em nossas pesquisas”, afirmou Carolina Paiva.
As principais funcionalidades da ferramenta são a tradução técnica de documentos dos órgãos de controle da OIT e a pesquisa estruturada com cruzamento de dados, permitindo ao usuário navegar entre textos normativos e interpretações de forma coordenada. Ela também disponibiliza informações sobre ratificações e possibilidades de aplicação.
A apresentação da plataforma ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS, e contou com a presença do vice-presidente e presidente em exercicio do Tribunal, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, e da vice-corregedora regional, desembargadora Maria Madalena Telesca.
Iniciativa
O LaborNexus é uma criação de quatro setores do TRT-RS: Grupo de Trabalho para Promoção das NITs, Grupo de Estudos OIT e Trabalho Decente, ambos coordenados pela juíza Carolina Cauduro Dias de Paiva, Laboratório de Inovação (Linova), coordenado pelo juiz Rodrigo Trindade, e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), dirigida pelo servidor André Farias
A plataforma foi lançada oficialmente pelo TRT-RS no dia 11 de abrilAbre em nova aba, no encerramento do seminário internacional “Construindo Pontes: Trabalho e Justiça no Mercosul”. No dia 6 de maio, o LaborNexus foi lançado nacionalmenteAbre em nova aba, em evento na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília/DF.
Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare é uma das mais bem conceituadas premiações da Justiça brasileira. Tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil. Os vencedores do Prêmio Innovare 2025 serão divulgados na cerimônia de premiação, em dezembro, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília/DF.