Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 14/04/2025 17:20. Atualizada em: 15/04/2025 12:17.

LaborNexus: TRT-RS apresenta plataforma digital que facilita a aplicação de Normas Internacionais do Trabalho

Visualizações: 352
Início do corpo da notícia.

Juíza Carolina Paiva fala na bancada em primeiro plano. Ao fundo aparece um telão com o logo da plataforma. A Justiça do Trabalho gaúcha apresentou, na sexta-feira (11/4), sua nova plataforma digital “LaborNexus”. A ferramenta foi desenvolvida para facilitar o uso judicial das Normas Internacionais do Trabalho. 

A plataforma estrutura e disponibiliza, em língua portuguesa, documentos e informações essenciais elaborados pelos órgãos de controle da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seu objetivo é garantir acesso qualificado ao conteúdo internacional aplicável, contribuindo para decisões mais fundamentadas, consistentes e alinhadas ao Direito Internacional do Trabalho.

Acesse aqui a plataforma LaborNexusAbre em nova aba

A LaborNexus foi apresentada no encerramento do seminário internacional “Construindo Pontes: Trabalho e Justiça no Mercosul”. O evento reuniu juristas do Brasil, Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai e Chile no Plenário do TRT-RS, em Porto Alegre. 

Aumento de demandas

Carolina Cauduro é branca, tem cabelo castranho, olhos claros. Ela usa um blazer creme e fala ao microfone. Há uma pasta com folhas a sua frente. Ao fundo aparecem bandeiras.
Carolina Cauduro

A juíza Carolina Cauduro Paiva destacou que, de 2020 a 2024, houve um aumento expressivo no Judiciário Trabalhista brasileiro de processos que demandam a aplicação de normas trabalhistas internacionais. Entre eles, foram casos envolvendo assédio sexual (+300%), trabalho análogo à escravidão (+466%) e trabalho infantil (+92%). Os dados foram divulgados pelo Monitor do Trabalho Decente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST).

“A parceria entre juízes do trabalho e a OIT é essencial para garantir o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, além de evitar que nossa interpretação nacional desvirtue o sentido das normas pactuadas internacionalmente”, observou a juíza Carolina Paiva, coordenadora de dois grupos de trabalho que participaram da criação da plataforma. 

Funcionalidades 

A LaborNexus traz como principais funcionalidades a tradução técnica de documentos dos órgãos de controle da OIT e a pesquisa estruturada, com cruzamento de dados, permitindo ao usuário navegar entre textos normativos e interpretações de forma coordenada. Ela também disponibiliza informações sobre ratificações e possibilidades de aplicação. 

Sergio Paixão é branco e tem cabelos grisalhos. Usa terno cinza com gravata listrada em azul e amarelo. Fala ao microfone e gesticula. Esta sentando em uma poltrona na nave central do Plenário
Sergio Paixão 

Qualidade das decisões 

O representante da OIT Sérgio Paixão Pardo destacou que a plataforma também pode ser usada por outros países lusófonos. “Vamos levar a todos eles a notícia de que existe uma plataforma na nossa língua que permite maior acesso e conhecimento das normas internacionais do trabalho”, declarou.

Sergio Pardo acrescentou que a plataforma também deve ser utilizada por advogados e demais profissionais do Direito, estimulando um uso maior das NITs. “Eu tenho certeza de que a qualidade das decisões vai aumentar significativamente e colocar o Brasil no patamar dos países que fazem bom uso da normativa internacional do trabalho”, concluiu. 

Três pessoas estão sentadas nas poltronas da nave central do Plenário. No telão ao fundo aparece o minstro Lelio falando por videoconferência.
Lelio Bentes participou do evento por videoconferência

Pioneirismo do TRT-RS 

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Lelio Bentes Corrêa destacou a importância da iniciativa pioneira da Justiça do Trabalho gaúcha para a afirmação de direitos sociais e a concretização dos propósitos das NITs no país. “A  justiça do trabalho cumpre um papel essencial nesse processo, considerando que a vocação das normas internacionais é a sua concretização no mundo real, na ponta, no dia a dia dos trabalhadores e trabalhadoras”, declarou. 

O evento de apresentação contou com a moderação da ministra do TST Kátia Magalhães Arruda.

Iniciativa 

O LaborNexus é uma criação de quatro setores do TRT-RS: Grupo de Trabalho para Promoção das NITs, Grupo de Estudos OIT e Trabalho Decente, ambos coordenados pela juíza Carolina Cauduro Dias de Paiva, Laboratório de Inovação (Linova), coordenado pelo juiz Rodrigo Trindade, e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), coordenada pelo servidor André Farias. 

Acesse o álbum de fotos do Seminário Internacional  “Construindo Pontes: Trabalho e Justiça no Mercosul”.

Assista aos vídeos do seminário no canal da Escola Judicial no YouTube.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Guilherme Villa Verde com fotos de Guilherme Lund (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
tecnologiacapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias