Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 28/02/2025 18:26. Atualizada em: 05/03/2025 10:25.

Mediação no TRT-RS debate impactos trabalhistas gerados pela extinção da empresa de trânsito de Viamão

Visualizações: 1385
Início do corpo da notícia.

A foto mostra a mediação em uma sala ampla, com pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira. No fundo, uma tela exibe uma videoconferência.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizou, nesta sexta-feira (28/2),  mediação para tratar da extinção da Empresa Pública de Trânsito de Viamão S/A (EPTV) e seus impactos nos contratos de trabalho dos funcionários. 

A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, e contou com a presença da juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier.

Pelo Ministério Público do Trabalho no RS (MPT-RS), esteve presente o procurador regional Marcelo Goulart. 

A foto mostra Alexandre e Luciana, ambos com expressões sérias, sentados à mesa. Placas identificam os presentes.
Desembargador Alexandre e juíza Luciana

O Sindicato Estadual dos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte no Estado do Rio Grande do Sul (Sindatran-RS) manifestou preocupação com a extinção da EPTV, destacando que o Projeto de Lei apresentado pela Prefeitura prevê a despedida dos atuais trabalhadores, sem negociação prévia.

A entidade ressaltou a importância das atividades desempenhadas pela empresa e questionou a viabilidade da nova Secretaria de Mobilidade Urbana, que, segundo o Sindicato, não prevê cargos de agente de fiscalização.

A EPTV, por sua vez, afirmou que também foi surpreendida pelo interesse do Município na extinção da empresa e defendeu sua continuidade.

A foto mostra Marcelo, de terno azul, gesticulando enquanto fala, transmitindo envolvimento na conversa. Ao fundo, o servidor Éverton observa um computador.
Procurador Marcelo Goulart.

Conforme informado na mediação, a Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei na quinta-feira (27/2), dois dias após sua apresentação.

Depois das discussões, como encaminhamento, o Sindatran-RS informou que irá complementar o requerimento inicial da mediação dentro do prazo de 10 dias.

Estiveram presentes:

Alexandre Corrêa da Cruz – Desembargador, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS)

Além da mesa de reunião, a foto mostra um grupo de pessoas vestindo camisetas azuis sentadas em cadeiras, acompanhando a discussão. Bandeiras e símbolos institucionais decoram o ambiente.

Luciana Caringi Xavier – Juíza auxiliar da Vice-Presidência do TRT-RS

Marcelo Goulart – Procurador regional do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS)

Paulo Sérgio de Lara Marques – Representante do Sindicato Estadual dos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte no Estado do Rio Grande do Sul (Sindatran-RS)

Denis Rodrigues Einloft – Advogado do Sindatran-RS

Anderson Oliveira Forte – Advogado do Sindatran-RS

Leonel Oliveira da Silva – Advogado da EPTV

O Município de Viamão, apesar de envolvido na questão, não enviou representantes para a mediação.

Confira, aqui, a íntegra da ata redigida pelo servidor Éverton Luiz Kircher de Moraes, assessor administrativo da Vice-Presidência.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
Mediaçãojurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias