Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/06/2022 12:45. Atualizada em: 02/06/2022 12:45.

Trabalhadores no transporte coletivo de Passo Fundo aceitam proposta encaminhada em mediação no TRT-4 e encerram greve

Visualizações: 54
Início do corpo da notícia.

Coleurb.jpgO Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos de Passo Fundo aprovou, em assembleia realizada na manhã da última terça-feira (31/5), proposta de reajuste sugerida pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, durante audiência de mediação com a empresa de transportes Coleurb, ocorrida na manhã de segunda-feira (30/5). A negociação discutia cláusulas da norma coletiva da categoria, com vigência para 2022 e 2023. Com a aceitação, os trabalhadores encerraram a greve, que afetou cerca de 30 mil pessoas na última semana. A paralisação já estava suspensa desde a última sexta-feira (27/5), também a partir de audiência de mediação realizada pelo TRT-4 na ocasião.

Na audiência, a empresa havia apresentado uma proposta que contemplava, dentre outros itens,  um reajuste de 7,8% para os trabalhadores, com parcelas escalonadas até agosto deste ano, bem como 3% do salário-base a título de abono indenizatório, para os meses de março e abril e de setembro de 2022 a fevereiro de 2023.

Como contra-proposta a esses itens, o desembargador Ricardo Martins Costa sugeriu a agregação de mais uma parcela de reajuste salarial para o mês de janeiro de 2023 no valor de 1,2%, totalizando um reajuste  de 9% para a categoria, além de um total de 12,6% do salário-base como abono indenizatório, a ser pago em duas parcelas iguais nos meses de setembro e outubro deste ano. Os trabalhadores também devem receber cerca de 13% de aumento nos vales para alimentação, que devem chegar a R$ 600.

Com a concordância da empresa, a proposta foi levada à categoria pelo Sindicato, que a aprovou. A negociação sobre a norma coletiva da categoria ocorria desde fevereiro deste ano.

Além dos representantes dos trabalhadores e da empresa, também participou das audiências, pelo Ministério Público do Trabalho, o procurador Marcelo Goulart.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado (Secom/TRT-4) e foto de Coleurb
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista