Sistema Galileu é apresentado a tribunais brasileiros durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) apresentou o sistema Galileu aos demais tribunais do país durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Campo Grande (MS). O evento iniciou nessa segunda-feira (2/12) e termina nesta terça.
Em um estande próprio do TRT-RS, o juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Laboratório de Inovação (Linova), juiz Rodrigo Trindade, e o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, André Soares Farias, explicam a magistrados e servidores de todo o Brasil sobre as funcionalidades da ferramenta.
“O Galileu tem sido muito bem recebido nesse 18º Encontro do Poder Judiciário. Estamos apresentando o sistema na plataforma real a colegas de todos os ramos do Judiciário. A percepção geral é de que se trata de um instrumento revolucionário e com potencial útil a todos os tribunais. Estamos trabalhando para a disponibilização ampla e mais célere possível”, relatou Rodrigo.
“O Galileu representa um passo importante na direção da modernização da Justiça do Trabalho. É preciso continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar essas tecnologias e garantir que elas sejam utilizadas de forma ética e responsável”, explicou Farias.
Inteligência artificial
O Galileu é uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia em etapas da produção de decisões judiciais, a partir da leitura de peças processuais e dados estruturados. Todas essas etapas são realizadas de forma automática, sem necessidade de o operador digitar comandos. O texto produzido é original, gerado unicamente a partir de dados extraídos do processo sob exame.
Na sequência, o Galileu, também de forma automatizada, apresenta individualmente, para cada tema em discussão no processo, textos potencialmente úteis para a construção da decisão. A ferramenta não retira a imprescindibilidade da leitura e análise individual de todo o processo. Cada sugestão indicada é totalmente editável pelo juiz e sua assessoria, oportunizando validação, rejeição e adição de todos os textos sugeridos.
Implementação
O sistema está encerrando sua segunda fase piloto, com amplos testes supervisionados pelo Linova, todos realizados por juízes e assessorias, em processos e decisões reais. Com rigor científico, os testes validam a eficiência da ferramenta e preparam o terreno para futura implementação em larga escala.
O Galileu possui grande potencial de expansão. O TRT-RS já firmou acordo de cooperação técnica com o Supremo Tribunal Federal (STF), compartilhando o código-fonte e permitindo o desenvolvimento para adaptação em contextos de outros tribunais e suas tarefas. Além disso, o sistema também está em processo de nacionalização junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o que possibilitará que as demais Cortes Trabalhistas também utilizem a ferramenta.