Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/12/2021 11:04. Atualizada em: 22/12/2021 11:04.

Desembargador Francisco Rossal receberá título de Cidadão de Porto Alegre

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.
Francisco Rossal.jpg
Francisco Rossal de Araújo

O desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), será homenageado com o título de Cidadão de Porto Alegre. Iniciativa do vereador Pedro Ruas, o projeto (PLL 390/21) foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Vereadores da Capital, nessa terça-feira (21). A honraria será entregue em solenidade a ser agendada.

Natural de Alegrete (RS), o homenageado assumiu a Presidência do TRT-RS no último dia 3 de dezembro. Ele ingressou na magistratura em 27 de setembro de 1990, quando tomou posse como juiz do Trabalho substituto da 4ª Região. Em 22 de junho de 1993, assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Erechim. Também foi titular da VT de São Gabriel, da 27ª VT de Porto Alegre, da VT de Rosário do Sul e da 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em 28 de maio de 2012. Foi vice-presidente do TRT-RS no biênio 2019/2021.

Pedro Ruas.jpg
Vereador Pedro Ruas é o autor do projeto

Francisco Rossal de Araújo formou-se em 1988 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também alcançou o grau de Mestre em Direito Público. É professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal gaúcha desde 2007, aprovado em primeiro lugar em concurso de provas e títulos. Presidiu a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV) entre 2000 e 2002, onde sempre defendeu o papel da Justiça Trabalhista na formação de uma sociedade mais igualitária e justa, tema que destacou como foco na solenidade de posse na Presidência do TRT-RS. 

Conforme Pedro Ruas, que é advogado trabalhista e inclusive presidiu a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), o homenageado é um exemplo a ser seguido por aqueles que labutam por justiça social.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com informações de Jurema Josefa (Assessoria de Imprensa do vereador Pedro Ruas). Fotos: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4) e Yasmim Fernandes Borges/CMPA
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista