Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/11/2021 12:05. Atualizada em: 17/11/2021 17:02.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: "10 Imagens de Torres", pinturas de Jorge Hermann

Visualizações: 129
Início da galeria de imagens.
Pintura de quatro leões marinhos pretos sobre rochas. Um deles está com a boca aberta. A frente dele aparece a espuma de ondas do mar batendo nas rochas, atrás a praia e morros verdes.
Os Leões da Ilha dos Lobos
Pintura na horizontal, mostra o mar, a praia e uma paisagem com elevações rochosas: o morro das furnas e a torre sul.
Morro das Furnas e Torre Sul
Pintura mostra a faixa de areia da praia, o mar, diversas gaivotas revoando e morros com vegetação ao fundo.
Praia de Fora
Pintura mostra duas gaivotas pousadas na praia e uma sobrevoando, no nascer do sol. Há um resto de onda na areia que reflete a luz. Ao fundo, as elevações rochosas. No céu nuvens nas cores cinza e amarelo refletem a luz do sol nascente.
Prainha
Pintura mostra o nascer do sol na Ilha dos Lobos. O mar está azul marinho com reflexos amarelos e vermelhos. O céu está laranja e amarelo, com sol aparece nascendo ao fundo. Os contornos da ilha rochosa aparecem em preto, com vultos de leões marinhos.
Ilha dos Lobos
Pintura mostra em primeiro plano uma onda sobre a areia da praia, refletindo o céu e a elevação rochosa da Torre Sul que aparece ao fundo. A Torre Sul se eleva em preto e cinza, com vegetação verde no topo.
Torre Sul
Pintura da Praia da Guarita. Em primeiro plano uma onda rasa sobre a areia. A fundo o mar, elevações rochosas com vegetações  e o céu azul com nuvens brancas.
Praia da Guarita
Pintura da praia da guarita. A lagoa em primeiro plano reflete duas formações rochosas ao fundo: uma mais horizontal, com rochas cinzas e vegetações, e outra na direita do quadro, em marrom e verde. Mais ao fundo, o mar e o céu em tons de azul claro.
Guarita II
Pintura da Praia do Cal. Aparece a água do mar agitada, com a espuma branca de ondas batendo contra rochas em primeiro plano. Ao fundo aparece uma formação rochosa com vegetação verde em tons de azul sem nuvens.
Praia da Cal
Pintura da praia do cal e morro do farol. Primeiro plano mostra uma areia alaranjada e uma gaivota branca pousada sobre pedras. Ao fundo, as ondas da praia, a faixa de areia, e uma grande elevação rochosa com vegetação verde e um farol no topo.
Praia da Cal e Morro do Farol
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição virtual "10 Imagens de Torres", do artista Jorge Hermann, estreia no site do TRT-RS nesta terça-feira (16/11). A mostra reúne pinturas realizadas entre 2016 e 2018, período no qual o autor se dedicou a desenvolver uma linguagem pictórica com tinta acrílica. 

O tema das obras é a paisagem de Torres, cidade onde o autor vive desde 2013. "Desde minha chegada a Torres, a palavra horizonte adquiriu um sentido muito mais amplo do que a simples referência à paisagem, e tornou-se símbolo de pertencimento e amplidão do olhar para o mundo", reflete o pintor.

As dez pinturas representam pontos referenciais da paisagem torrense e foram produzidas a partir de fotografias. Todas foram realizadas em tinta acrílica sobre tela. O autor observa que seus quadros não possuem uma rigorosa semelhança com as cores presentes nas fotos, nem com o grau de detalhamento das imagens. "Motivo de certa frustração no começo do processo, estas limitações acabaram por revelar a possibilidade de 'fazer atalhos' para obter as sensações visuais que eu desejava. Ou seja, este projeto de pintura, mais do que tudo, foi um período de grande aprendizado", declara Jorge Hermann. 

Jorge Hermann é músico, com graduação em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou oficinas de Artes Plásticas e de Música pelo Projeto de Descentralização da Cultura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Foi ilustrador científico do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e também realizou trabalhos para exposições e acadêmicos vinculados à Paleontologia. Lançou os CDs "Fim" e "Antípodas", os CDs etnomusicais "Kanhgág Jykre/Pensamento Kaingang” e “Kanhgág Ag VI Ymá Mág Ki/Vozes Kaingang na Aldeia Grande”, e o CD infantil “Cantigas de Ninar Vento". É autor do livro infantil “Dona Qualquer Coisa” e ilustrou livros infantis para diversas editoras. Apresentou programas na TVSul e na rádio Cultural FM de Torres. Atualmente, apresenta o programa "As Histórias da Arte” na rádio Cultural FM. Entre suas premiações já recebeu o Prêmio Tibicuera de Porto Alegre, pela trilha sonora da peça “Do Outro Lado da Cerca” de Hermes Mancilha, dirigida por Fernando Ochôa, e o Prêmio Décio Freitas da Secretaria Municipal de Porto Alegre, pelo projeto de pesquisa em artes plásticas “Confluências – Uma Crônica Visual da Redenção”

Mais informações e contatos no site www.jorgeherrmann.com

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
exposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista