TRT-RS alerta sobre novas ocorrências do golpe envolvendo cobrança de valores por meio de guia judicial falsa enviada pelo Whatsapp
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu denúncia sobre novos episódios do golpe aplicado por meio do Whatsapp para autores de processos da Justiça do Trabalho gaúcha. O golpista envia para o reclamante, por meio do aplicativo de mensagens, um documento no formato de guia judicial, contendo o logotipo da Justiça do Trabalho gaúcha e dados do processo, como nomes das partes, dos advogados e valores a receber. Ele então informa ao reclamante que é necessário o depósito de uma quantia por meio desta guia. A justificativa para solicitar o depósito varia: permitir a expedição de certidões negativas, autorizar levantamento de valores ou realizar o depósito recursal. Nos casos reportados até agora, o criminoso se passou por servidor da Justiça do Trabalho e também pelo advogado do próprio reclamante, para entrar em contato com vítima.
O TRT-RS esclarece que não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias depositadas no processo, tampouco são encaminhadas guias para recolhimento de emolumentos ou depósito recursal por servidores da Justiça do Trabalho, por meio do WhatsApp. O Tribunal sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a ocorrência desse novo golpe, prestando-lhes a devida orientação.
A Instituição lamenta o prejuízo causado aos jurisdicionados pelos criminosos, que se aproveitam do momento de crise econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus, para lesar cidadãos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu advogado ou com a unidade judiciária em que o processo tramita e solicite orientações.