imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

11/11/2021 16:17

TRT-RS alerta sobre novas ocorrências do golpe envolvendo cobrança de valores por meio de guia judicial falsa enviada pelo Whatsapp

Início do corpo da notícia.

golpe.jpegO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) recebeu denúncia sobre novos episódios do golpe aplicado por meio do Whatsapp para autores de processos da Justiça do Trabalho gaúcha. O golpista envia para o reclamante, por meio do aplicativo de mensagens, um documento no formato de guia judicial, contendo o logotipo da Justiça do Trabalho gaúcha e dados do processo, como nomes das partes, dos advogados e valores a receber. Ele então informa ao reclamante que é necessário o depósito de uma quantia por meio desta guia. A justificativa para solicitar o depósito varia: permitir a expedição de certidões negativas, autorizar levantamento de valores ou realizar o depósito recursal. Nos casos reportados até agora, o criminoso se passou por servidor da Justiça do Trabalho e também pelo advogado do próprio reclamante, para entrar em contato com vítima. 

O TRT-RS esclarece que não existe cobrança prévia de qualquer valor pela Justiça do Trabalho para a liberação de quantias depositadas no processo, tampouco são encaminhadas guias para recolhimento de emolumentos ou depósito recursal por servidores da Justiça do Trabalho, por meio do WhatsApp. O Tribunal sugere que os advogados alertem seus clientes sobre a ocorrência desse novo golpe, prestando-lhes a devida orientação. 

A Instituição lamenta o prejuízo causado aos jurisdicionados pelos criminosos, que se aproveitam do momento de crise econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus, para lesar cidadãos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu advogado ou com a unidade judiciária em que o processo tramita e solicite orientações. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom TRT-RS.
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista