Vara do Trabalho de São Borja inaugura nova sede

A comunidade de São Borja, na fronteira oeste gaúcha, agora conta com uma nova e moderna sede da Justiça do Trabalho. O prédio foi inaugurado quinta-feira (7), na rua Aparício Mariense, nº 1.474. A abertura foi celebrada com uma solenidade, que teve participação da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez. Magistrados, servidores, advogados, imprensa e autoridades locais também prestigiaram o evento, restrito a poucos convidados devido à pandemia.
Veja mais fotos da nova sede e da cerimôniaAbre em nova aba.

A nova infraestrutura melhora as condições de trabalho na unidade e proporciona mais conforto aos usuários. Com 556 metros quadrados de área construída, o prédio é térreo e garante acessibilidade a todas as dependências. O projeto contempla aspectos de sustentabilidade e economia. Conta com recursos para captação e reúso da água da chuva, pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem e luminárias LED de alto desempenho. A distribuição dos ambientes favorece o uso da iluminação natural. Além disso, há um bicicletário para estimular o uso do transporte alternativo. O custo total da obra foi de R$ 1,95 milhão.
Na solenidade, a juíza titular da Vara do Trabalho (VT) de São Borja, Lenara Aita Bozzetto, lembrou que o projeto para a construção da nova sede iniciou há 12 anos. A unidade vinha funcionando em prédio alugado, que com o passar do tempo tornou-se defasado. O caminho para a construção teve alguns percalços. A obra iniciou apenas em 2017, sendo concluída em dezembro de 2019. O terreno foi doado pelo Município. “A entrega das novas instalações somente foi possível com a participação, dedicação e competência dos magistrados que aqui atuaram, dos servidores, das administrações do TRT4 e das autoridades municipais, que não mediram esforços para vencer os desafios que surgiram no percurso”, disse Lenara.

A presidente da subseção de São Borja da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flavia Noeli Dornelles Ribas, parabenizou a Justiça do Trabalho e a comunidade pelo novo prédio. “Agora mais amplo e com maior acessibilidade, possibilitará um melhor atendimento aos jurisdicionados e operadores do Direito”, destacou. Representando o Município, o vice-prefeito Roque Feltrin declarou que a inauguração é motivo de alegria e satisfação para a cidade. Ele elogiou a atuação da juíza Lenara e dos servidores da VT. “Sejam bem-vindos a estas instalações. Que tenhamos aqui momentos de firmar essa conciliação necessária nas relações de trabalho, para que nosso município cresça e se desenvolva”, finalizou.
Em pronunciamento, a desembargadora Carmen Gonzalez manifestou sua satisfação em estar em São Borja, cidade natal de nomes ilustres da democracia brasileira, como os ex-presidentes do Brasil Getúlio Vargas e João Goulart. “Eu realmente fico emocionada por estar aqui, nesta terra de grandes homens e mulheres, pessoas com ideais democráticos. A Justiça do Trabalho tem esse papel, também: de conciliar, de pacificar, de resolver os conflitos entre o capital e trabalho. Agora, neste novo local em São Borja. É um momento de alegria e confraternização", destacou a magistrada.

Fita e placa
O desenlace da fita inaugural das novas instalações foi feito pela desembargadora Carmen Gonzalez e o vice-prefeito Roque Feltrin. Em seguida, a desembargadora descerrou a placa comemorativa, ao lado da juíza Lenara Bozzetto.
Abrangência
A jurisdição da Vara do Trabalho de São Borja também abrange os municípios de Garruchos, Itaqui, Maçambará e Santo Antônio das Missões.