imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
28/04/2021 14:04

TRT-RS convida para o painel “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, promovido pelo Sintrajufe/RS

Início do corpo da notícia.

jornada sintrajufe dia 29 - SITE.pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), por meio do seu Comitê de Combate ao Assédio Moral, convida toda a comunidade jurídico-trabalhista a participar do painel on-line “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”. O evento será realizado nesta quinta-feira (29), às 18h30, pelo Sintrajufe/RS, com transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do sindicato. A atividade tem o apoio institucional do TRT-RS e integra o calendário de ações alusivas à Semana de Combate ao Assédio Moral, que será promovida entre 10 e 14 de maio no âmbito do Tribunal.

O painel será ministrado pela médica e professora Margarida Barreto, uma das precursoras em estudos sobre assédio moral no trabalho, no Brasil. No início da atividade, haverá uma saudação da desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, integrante do TRT-RS e atual conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A magistrada é coordenadora do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação no Poder Judiciário do CNJ.

Haverá emissão de certificado de participação, mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado aos participantes durante o evento. Para averbação no âmbito do TRT-RS, magistrados e servidores deverão enviar o certificado para o e-mail cursosej@trt4.jus.br.

Jornada

O painel sobre assédio moral integra a jornada de formação “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, promovida pelo Sintrajufe/RS. A Jornada se estenderá até 2 de junho, com debates relativos à saúde e às relações de trabalho no momento atual, no mundo do Trabalho de modo geral e, especificamente, no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU). A programação completa pode ser conferida aqui.

 A painelista 

Margarida Barreto é médica, com mestrado e doutorado em Psicologia. Trabalha, principalmente, com temas como assédio moral no trabalho, humilhações no trabalho, saúde da mulher trabalhadora e condições de trabalho. Atua como professora do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como professora convidada na USP e no Instituto Oscar Freire. É autora, entre outros, dos livros “Assédio moral – Gestão por humilhação”, “Violência, saúde e trabalho, uma jornada de humilhações”, “Do assédio moral à morte de si” (organizadora).

Para ela, “o assédio moral e sexual é uma prática comum no ambiente de trabalho. Na maioria dos casos, o assediador é chefe direto da pessoa que sofre o assédio, alguém que ocupa cargo superior na hierarquia ou colega de trabalho”. Em entrevista à revista científica Katálysis, Margarida afirmou que o assédio no trabalho, enquanto humilhação, não é algo novo, mas que vem se intensificando nos últimos 20 anos.  Segundo a professora, há uma relação direta com as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho. “Hoje, o trabalhador está totalmente voltado para o empenho que lhe é exigido, não somente em relação à jornada de trabalho, mas, atualmente, ele vive em função das metas”, concluiu.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4 com informações do Sintrajufe/RS.
Tags que marcam a notícia:
serviçohorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista