Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/02/2021 18:17. Atualizada em: 07/02/2021 10:31.

Justiça do Trabalho e Exército firmam convênio para oferecer a militares curso de segurança e saúde no trabalho

Visualizações: 60
Início da galeria de imagens.
Foto posada com os participantes da solenidade
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Integrantes da Justiça do Trabalho gaúcha e do Exército Brasileiro assinaram acordo para oferecer um curso de Segurança e Saúde no Trabalho para os cabos e soldados da 6ª Divisão de Exército (6ª DE). A solenidade de formalização ocorreu na tarde desta sexta-feira (5/2), no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre, com o termo sendo assinado pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, pelo comandante da 6ª DE, general de divisão Achilles Furlan Neto, e pelo vice-diretor da Escola Judicial do TRT (EJud4), desembargador João Paulo Lucena. O juiz titular da 6ª Vara do Trabalho (VT) de Caxias do Sul, Marcelo Porto, ministrante do curso, participou da cerimônia, assim como o coronel Júlio Cézar Dutra de Oliveira, sub-comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe) de Caxias do Sul, unidade onde teve início a colaboração das instituições, em 2019Abre em nova aba

O curso terá uma carga horária de 35 horas/aula, na modalidade de educação a distância e autoinstrucional. A intenção é dar melhores condições de inserção no mercado de trabalho para os jovens egressos do serviço militar. Não há repasse de verbas entre os órgãos, nem aplicação de recursos orçamentários extras. A vigência se estende até o fim de 2022, podendo ser prorrogada se houver interesse mútuo. 

Nas manifestações feitas durante o ato, o vice-presidente Rossal destacou  o comprometimento do general Furlan e do coronel Dutra para a viabilização do plano, assim como do juiz Marcelo Porto. O desembargador manifestou sua convicção na necessidade de haver empenho das instituições brasileiras para superar os obstáculos impostos pela pandemia, acrescentando sua esperança de que o plano de ação ora assinado perdure durante as gestões futuras. 

O general Furlan registrou seu orgulho de tomar parte neste acordo, afirmando ainda sua expectativa de que a iniciativa possa atingir o âmbito nacional, pois “a ideia é muito boa e vai decolar”. Mencionando a iminente e natural troca do comando da 6ª DE, reiterou sua felicidade por poder deixar dentre seu legado a formalização deste convênio.

O vice-diretor Lucena externou a satisfação da Escola Judicial (EJud4) em ser parceira na empreitada, “uma nova frente que se abre”. E disse-se duplamente feliz, pois participou do evento na condição de vice-diretor da EJud4, mas também é oficial da reserva do Exército, formado na turma de 1984 do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre.

Marcelo Porto rememorou a conversa inicial para alinhamento das aulas que viria a ministrar, diálogo ocorrido na 3ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, juntamente com a juíza Ana Julia Fazenda Nunes e o coronel Leandro Fernandes Moraes, então comandante do 3º GAAAe de Caxias do Sul. Fez questão de agradecer pelo ótimo tratamento sempre dispensado a ele pelos integrantes do Exército, gratidão e respeito demonstrados ali que o emocionam ainda hoje.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto e fotos de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucionalescola judicial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista