03/12/2020 10:26

Convênio entre TRT-RS, Exército e SRT qualifica militares para o retorno ao mercado de trabalho

Início da galeria de imagens.
Imagem da cerimônia, em ângulo aberto, durante o hino nacional.
Des. Rossal entrega certificado a militar participante do programa.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Nessa terça-feira (1º/12), foi realizada a Cerimônia de Certificação do Programa Militar de Qualificação Profissional da 6ª Divisão de Exército (6ª DE).

O Desembargador Francisco Rossal de Araújo, Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e o Juiz Marcelo Silva Porto, Titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, participaram da entrega de certificados aos soldados que concluíram cursos. O evento contou, ainda, com a presença do General de Divisão Achilles Furlan Neto e do Superintendente Regional do Trabalho, Getúlio de Figueiredo Silva Júnior.

O Programa Militar de Qualificação Profissional iniciou em 2019 junto ao 3º GAAAe de Caxias do Sul, comandado à época pelo Coronel Leandro Fernandes Moraes, tendo origem em trabalho acadêmico de doutorado da Advogada Sandra Liana Sabo de Oliveira, esposa do então subcomandante Júlio Cezar Dutra de Oliveira e se destinava, inicialmente, à qualificação profissional de jovens em cinco segmentos de atividade – Auxiliar de Mecânico Automotivo, Auxiliar de Mecânico Eletricista, Cozinheiro, Garçom e Motorista.

As matérias relacionadas à Saúde e Segurança em Ambientes de Trabalho são ministradas pelo Juiz Marcelo Porto, mediante videoaulas. O Desembargador Francisco Rossal participou das gravações expondo sobre os aspectos gerais referentes à responsabilidade civil decorrente de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

O Programa conta com voluntários para as aulas presenciais, as quais são realizadas no horário em que os soldados se encontram na Organização Militar e, também, acesso pela plataforma EAD do Exército para as videoaulas, sem qualquer ônus para a instituição.

O programa realizado pelo Exército em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) visa qualificar cabos e soldados para o retorno ao mercado de trabalho, após o término do Serviço Militar.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Vice-Presidência do TRT4 e Juiz Marcelo Porto
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista