Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/10/2020 18:41. Atualizada em: 06/10/2020 18:41.

Mediação aborda condições de trabalho em fundações e empresas públicas do RS durante a pandemia

Visualizações: 43
Início do corpo da notícia.

filipefrazao - bandeira rs site.jpgNa última segunda-feira (5/10), o Sindicato dos Empregados das Empresas em Assessorias, Perícias, Informação e Pesquisa (Semapi), a Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul (FPE), a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) e o Estado do Rio Grande do Sul participaram de audiência por videoconferência que teve como objeto as condições de trabalho durante a pandemia. A mediação foi conduzida pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo. A procuradora regional Beatriz de Holleben Junqueira Fialho representou o Ministério Público do Trabalho (MPT).

As partes citaram avanços em relação à audiência anterior no que diz respeito às campanhas de esclarecimento e informação, bem como ao treinamento e à mobilização dos trabalhadores que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os trabalhadores, por sua vez, solicitaram melhores condições de higienização, sobretudo nos refeitórios, banheiros e cozinhas.

A representante da Fase de Pelotas informou sobre a confirmação de dois casos de Covid-19 na instituição. Também afirmou que não houve a testagem dos trabalhadores mesmo após contato com a Vigilância Sanitária do Município. A proposta de mediação incluía o envio de ofício pela Vice-Presidência do TRT-RS e pela Procuradoria do Estado à Vigilância Sanitária de Pelotas, dando ciência da negociação e solicitando a testagem dos trabalhadores o mais rápido possível. Porém, no início da manhã desta terça-feira, chegou à Vice-Presidência a informação de que serão realizados, hoje e quarta-feira, os testes em todos os adolescentes e servidores. A mediação também prevê o fornecimento de máscaras PFF2 aos trabalhadores da unidade.

Na audiência ainda ficou estabelecido que até o dia 14 de outubro as Fundações apresentarão esclarecimentos sobre a forma e a periodicidade da limpeza de refeitórios, banheiros e cozinhas. Até a mesma data, o sindicato apresentará manifestação sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e testagem.

Uma nova audiência será realizada no dia 15 de outubro. O inteiro teor da ata pode ser consultado aqui.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Foto: filipefrazão/iStock Banco de Imagens
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediaçãocoronavírus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista