Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/09/2020 11:52. Atualizada em: 15/09/2020 12:08.

Antonio Baylos Grau na Escola Judicial

Visualizações: 58
Início do corpo da notícia.

06-Baylos-350p.jpgEm Los Perdedores del Nuevo Capitalismo (Madrid: Biblioteca Nueva, 2014, sem tradução no Brasil), ao denunciar a instalação de autêntica devastação do mundo do trabalho, Anastasio Ovejero Bernal analisa os efeitos da globalização sobre as relações de trabalho e a dignidade do trabalhador. 

Entre outros efeitos, a propósito, cita o desemprego estrutural, a fragmentação da classe trabalhadora, a deslocalização das empresas, a precarização inerente à flexibilização das normas de proteção laboral, a minoração da participação dos salários na riqueza mundial, o desgaste do poder dos sindicatos, a negação da função expressiva do trabalho, a crise da cidadania laboral e a insegurança psicossocial decorrente da perda do trabalho como marco de certeza social.

A complexidade das transformações operadas no âmbito material das relações de trabalho, com efeito, parece exigir, atualmente, certa parada reflexiva de quem atue o Direito do Trabalho. 

Ante essa exigência, amanhã (16-9-2020), às 14h, a Escola Judicial realizará, por meio de seu canal no Youtube, o evento Trabalho em Perspectiva – Novas Relações e o Impacto da Pandemia, que contará com a participação do professor Antonio Baylos Grau, doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid e professor catedrático de Direito do Trabalho da Universidad de Castilla la Mancha.

Baylos já esteve na Escola Judicial em 2011 e 2016. Na primeira oportunidade, ante a difusão planetária da precarização, questionou a existência de instrumentos para avançar um Direito do Trabalho global. Na segunda, ressaltou o papel dos sindicatos na resistência ao processo de recrudescimento da mercantilização do trabalho.

Ante a vigência do assim chamado Direito Emergencial do Trabalho, por força do isolamento social causado pela propagação da Covid19, que considerações resultarão, desta feita, do conhecimento e da sensibilidade do ilustre jurista espanhol? 

Doutor em Ciências Jurídicas e Políticas pela Universidad Pablo de Olavide, o Desembargador Luiz Alberto de Vargas, será debatedor. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Escola Judicial/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviçoescola judicial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista