Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 06/05/2020 17:25. Atualizada em: 06/05/2020 17:37.

TRT-RS realiza mediação entre empresas e profissionais do setor farmacêutico do RS

Visualizações: 40
Início do corpo da notícia.
06 - farmacêuticos.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS)  iniciou mediação entre o Sindicato do Comércio e Varejo de Produtos Farmacêuticos e o Sindicato dos Farmacêuticos no Rio Grande do Sul, em razão da pandemia de Covid-19. A audiência, por videoconferência, ocorrida na última segunda-feira (4/5), foi  conduzida pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Rossal de Araújo. Pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), participou o procurador regional Paulo Eduardo Pinto de Queiroz. No Estado, o setor possui mais de 3,3 mil empresas e um número superior a 5 mil estabelecimentos comerciais.

O sindicato econômico levou à discussão a necessidade de maior flexibilidade quanto à duração das jornadas de trabalho e bancos de horas, pois alguns locais apresentaram aumento das demandas, enquanto em outros, houve redução em função do isolamento social. A proposta é de um sistema de banco de horas por 12 meses, com aplicação das normas da MP nº 927 nas hipóteses de força maior, bem como na formulação de uma cláusula pedagógica com alternativas comuns para a redução de jornada e salário. 

A entidade que representa os profissionais ressaltou as particularidades do setor, defendeu a preservação da assistência farmacêutica integral e se mostrou contrária à aplicação generalizada das medidas provisórias 927 e 936, publicadas pelo Governo Federal em razão da pandemia. A categoria ainda requereu a melhor regulamentação do uso dos EPIs específicos para os farmacêuticos e a fixação de um adicional de risco de vida para os profissionais que trabalharem com a testagem  de Covid-19.

A negociação será retomada no próximo dia 19 de maio. 
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4). Foto: MJ_Prototype/IStock
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista