Imigrantes concluem curso de Português promovido pelo TRT-RS e pelo Cibai
Os alunos e alunas do Curso de Português para imigrantes promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) receberam seus certificados na última quinta-feira (22/10). A iniciativa teve a parceria do Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações (Cibai Migrações).
Com carga horária de 40 horas, o curso foi realizado entre 25 de agosto e 15 de outubro, com a participação de pessoas de diferentes nacionalidades e origens. As aulas aconteceram na sede do Cibai Migrações, em Porto Alegre.
O ato de encerramento teve a presença dos gestores regionais do Programa de Proteção ao Trabalho do Migrante do TRT-RS, desembargador Manuel Cid Jardon e juiz Charles Lopes Kuhn, da assessora-chefe da Assessoria de Promoção do Trabalho Decente e dos Direitos Humanos (Asprodec), Roberta Liana Vieira, e da chefe da Divisão de Promoção do Trabalho Decente, Anita Cristina de Jesus.
O diretor do Cibai, Padre Rodenei Spierpinski, o coordenador, Leonardo Marmontel Braga, o assessor de comunicação Lucas Borges e a professora da turma, Cristina Rocha, receberam a comitiva do Tribunal.
Ao fazer uso da palavra, o desembargador Manuel Cid Jardon destacou que o curso é um ato de acolhimento para os estrangeiros e estrangeiras. “Vocês não estão sozinhos, lembrem-se. Vocês têm a nossa legislação de proteção dos imigrantes, que é uma das mais humanas e avançadas do mundo", disse o magistrado.
O desembargador desejou sucesso para todos os alunos e alunas e se colocou à disposição, em nome do Tribunal, para ajudar no que for necessário.
O juiz Charles Lopes Kuhn, por sua vez, agradeceu aos imigrantes por virem ao Brasil e confiarem no país para seguirem suas vidas.
“Nós somos um país que é aberto para quem vem de outros lugares, mas que ainda tem problemas. Não dá a estrutura que a pessoa precisa, e a gente que trabalha nas instituições tenta fazer o possível para tentar melhorar isso”, afirmou o juíz.
Charles agradeceu aos alunos e alunas por terem feito o curso e afirmou que isso ajuda o Brasil a se tornar um país melhor.
“É um ponto final, mas também um recomeço. É o final de uma etapa e recomeço de uma nova caminhada para vocês”, disse o diretor do Cibai, Padre Rodenei Spierpinski. O diretor também agradeceu ao TRT-RS e comentou sobre a vontade de continuar com a parceria com o Tribunal.
"Nossa alegria é ver as coisas andando bem e funcionando. É importante para eles aprender a língua, as leis, a inserção no mundo do trabalho e viver com dignidade", concluiu.
Jesus Sarmiento Nodarse, imigrante cubano de 63 anos, graduado em Biblioteconomia no seu país de origem, veio para o Brasil em 2024. "O imigrante tem que conhecer a cultura do gaúcho", relatou. Jesus foi um dos alunos que concluíram o curso e tem o sonho de abrir uma biblioteca cubana em Porto Alegre. “O curso foi muito bom. Nós aprendemos muitas coisas da gramática portuguesa, fizemos muitos exercícios e estamos escrevendo muito melhor em português”, relatou.
Para a professora Cristina Rocha, a experiência do curso foi muito gratificante. “Não poderia ter sido melhor. O que mais impressionou foi que alguns dos alunos conseguiram ter aproveitamento perto dos 100% mesmo trabalhando fora, em jornadas longas”, afirmou a professora.
"Todos vocês foram verdadeiros guerreiros. Continuem assim e sintam-se sempre acolhidos", finalizou Cristina.

