Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/05/2020 18:38. Atualizada em: 05/05/2020 16:48.

Saiba como participar de audiências e sessões por videoconferência no Google Meet

Visualizações: 462
Início do corpo da notícia.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) preparou um tutorial sobre o Google Meet. O aplicativo é usado nas audiências e sessões de julgamento por videoconferência da Justiça do Trabalho gaúcha. O guia abaixo foi elaborado para advogados, partes e peritos, e traz informações sobre:

Como participar de uma videconferência do Google Meet pelo computador
Como participar da videconferência via smartphone
Uso do microfone e da câmera durante a videoconferência 
Configuração e instalação do Grid View (extensão opcional que exibe os participantes em blocos na tela)

Participando de videconferência no Google Meet pelo computador

O pré-requisito para participar de uma audiência ou sessão de julgamento por videconferência no Google Meet é ter um computador ou smartphone com acesso à internet. Recomenda-se o uso de equipamentos com câmera, microfone e saída de áudio integrados ou a utilização de fones de ouvido com microfone.

Para entrar na sala de videoconferência e participar da audiência ou da sessão de julgamento é necessário clicar no link que foi previamente informado pelo organizador do evento ou colá-lo no navegador de internet. O link poderá ser enviado pela unidade judiciária no teor da intimação ou como convite de um evento no Google Agenda.

Recomenda-se utilizar o navegador Google Chrome.

Na data e horário do evento, clique no item destacado na imagem abaixo (se recebeu o convite para o evento), ou copie e cole o link no navegador se o recebeu na intimação.

Imagem com destaque para o campo "Entrar com o Google Meet" e um exemplo de link para a videconferência

Será exibida a tela a seguir e, na área central, a imagem captada pela câmera. Os controles destacados permitem habilitar ou desabilitar o microfone e a câmera. Para entrar na videoconferência digite o seu nome e clique em "Pedir para participar".

Para diminuir ruídos perceptíveis por todos os participantes, cada usuário deve manter o seu microfone fechado e habilitá-lo apenas quando for falar, clicando no ícone microfone ou utilizando as teclas CTRL + D.

tutorial2.jpg

Ao clicar no link da reunião, o Google Meet poderá solicitar permissão para acesso à câmera e ao microfone, conforme as imagens abaixo. Clique em Permitir.

Imagem da tela em que o navegador pergunta se o usuário permite que o app use o microfone com destaque para o botão "permitir"

Imagem da tela em que o navegador pergunta se o usuário permite que o app use a câmera com destaque para o botão "permitir"

Durante a realização da videoconferência, ficarão disponíveis a cada participante, na parte inferior da tela, as opções abaixo. Se os ícones estiverem ocultos, passe o mouse sobre a tela para que sejam exibidos.

imagens dos ícones do microfone, de um telefone vermelho (desligar) e da câmera

Os ícones acima permitem, respectivamente: "habilitar/desabilitar o microfone", "sair da videoconferência" e "habilitar/desabilitar a câmera".

Usando o smartphone para participar de uma videoconferência 

Para utilizar um celular, primeiramente baixe e instale o aplicativo Google Meet através da Play Store (Android) ou Apple Store (iOS). Com o app instalado deve-se fazer o login utilizando uma conta de e-mail.

tela inicial de apresentação do app,

Após a instalação do app, o link da reunião dará acesso direto à videoconferência. Alternativamente pode-se acessar o app, clicar em “Código da Reunião”, digitar o código e pressionar o botão “Participar da Reunião”. 

Para entrar numa videoconferência, deve-se clicar em “Código da Reunião”, digitar o código e pressionar o botão “Participar da Reunião”. Atenção: Não se deve digitar a primeira parte, "meet.google.com", apenas o código final, que está depois da barra "/".

exemplo de alguém digitando diretamente o código da reunião

Depois desse procedimento, o usuário deve aguardar até que algum integrante da videoconferência dê a permissão para a participação. Após a concessão, o usuário entrará na reunião e poderá ver, escutar e falar com os demais integrantes.

imagem da tela com destaque para o campo "pedindo para participar"

Orientações sobre o uso do microfone e da câmera durante a videoconferência

Durenta a videoconferência, o microfone deve permanecer desligado e deve ser habilitado apenas quando o usuário for fazer uso da palavra. Esse cuidado evita microfonia e ruídos para todos os participantes da videoconferência. Mantenha a câmera habilitada durante a videconferência. 

imagem do ícone de microfone em vermelho

Configuração e Instalação do Grid View (opcional)

O complemento "Grid View" permite a visualização de todos os participantes em formato de “blocos”, exibindo mais participantes simultaneamente, conforme o exemplo abaixo:

tela do aplicativo com os usuários divididos em blocos

Este complemento pode exigir instalação à parte, a ser realizada pelo usuário no seu computador. Para instalar, deve-se acessar o link :

1. Acessar o link https://chrome.google.com/webstore/detail/google-meet-grid-view/bjkegbgpfgpikgkfidhcihhiflbjgfic

2. Clicar em “Usar no Chrome” e seguir as orientações do site para a instalação.

3. Abra novamente o Chrome e utilize-o normalmente para as videoconferências.

Para utilizar a extensão é necessário habilitá-la clicando no ícone da extensão na barra de ferramentas do Google Chrome (canto superior direito) e, depois, selecionando a opção “Enable Grid View".

Esta configuração é necessária somente na primeira utilização

campo  "enablo grid view"

Ao acessar uma sala de videoconferência estará disponível, no canto superior direito, ao lado das opções de “Chat” e “Pessoas”, o ícone da extensão "Grid View", onde são exibidas as seguintes opções:

opções do grid view, conforme listadas no texto a seguir

  • Mostrar somente participantes com vídeo: esta opção somente exibirá aqueles usuários que estiverem com a câmera ativada no mosaico das imagens;
  • Destacar quem está falando: esta opção exibirá um contorno verde ao lado do quadro da(s) pessoa(s) que estiver(em) com o microfone transmitindo, ou seja, de quem estiver falando no momento;
  • Incluir meu vídeo no grid: esta opção acrescentará o vídeo do próprio usuário ao mosaico de vídeos;
  • Enable grid view by default: esta opção ativará automaticamente a extensão em cada nova reunião via Google Meet. Importante estar selecionada.

Para saber se a extensão está habilitada, a interface apresenta o ícone no canto superior esquerdo (ao lado de pessoas). Caso apareça desativado, clique no ícone para ativá-la;

imagens do ícone do grid view ativado e desativado

O Google Meet Grid View é uma extensão local, ou seja, todas as configurações aplicadas dizem respeito a como a reunião será apresentada ao usuário, não interferindo no formato de como é apresentada aos demais participantes.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Setic/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista