Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/04/2020 18:40. Atualizada em: 29/04/2020 18:42.

Avança mediação entre Correios e trabalhadores sobre medidas de prevenção ao coronavírus

Visualizações: 3
Início do corpo da notícia.

iStock-1186577710.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) promoveu, na última segunda-feira (27/4), uma mediação por videoconferência entre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e os trabalhadores da instituição. A reunião deu prosseguimento às negociações sobre medidas a serem adotadas durante a pandemia do coronavírus para melhorar as condições de trabalho, saúde e segurança dos profissionais. 

Durante a mediação, o sindicato afirmou que a empresa está seguindo o que foi programado sobre o trabalho aos sábados, mas ponderou que ainda há problemas no cumprimento de pagamentos ou compensações previstas para o trabalho nos feriados. Também pontuou que os equipamentos de proteção individual (álcool gel e máscaras) foram disponibilizados, mas que é preciso fazer ajustes no cronograma de entrega desses itens aos trabalhadores. O sindicato ressaltou, ainda, que as proteções de acrílico não foram recebidas por todas aunidades.

Os representantes dos Correios, por sua vez, observaram que o álcool gel e as máscaras já estão disponíveis e devem ser requisitados pelos trabalhadores aos superiores imediatos. Acrescentaram que o processo de aquisição das proteções de acrílico estão em andamento e a situação deverá ser regularizada em breve. Também informaram que há determinação da direção da empresa para convocação ao trabalho no dia 1º de maio, com pagamento de adicional de 200% ou duas folgas compensatórias, a critério dos empregados. Além disso, informou que já foram entregues 6.200 máscaras e que há previsão de chegada de mais 1.500 para o dia 29 de abril. 

Ao final da reunião, o vice-presidente do TRT-RS, desembargador Francisco Rossal de Araújo, afirmou que a mediação evoluiu de forma satisfatória, com maturidade e colaboração entre os envolvidos. O magistrado sugeriu, com a concordância dos participantes, que sejam realizadas reuniões semanais, diretamente entre os Correios e o sindicato do trabalhadores, para a resolução de problemas pontuais. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Beatriz de Holleben Junqueira Fialho. A próxima mediação do TRT-RS foi agendada para o dia 25 de maio.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), foto de Drazen Zigic (Banco de Imagens/iStock)
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista