Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/03/2020 14:59. Atualizada em: 27/03/2020 14:59.

Juíza determina que engenheiros da Trensurb possam exercer suas atividades em regime de teletrabalho como prevenção ao coronavírus

Visualizações: 52
Início do corpo da notícia.

trensurb.jpgA juíza Carla Sanvicente Vieira, titular da 1ª Vara do Trabalho da Capital gaúcha, determinou que os engenheiros da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) possam exercer suas funções em regime de teletrabalho, como medida de prevenção ao coronavírus. A decisão, proferida em caráter liminar, atende a pleito do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul. A magistrada fixou multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento da determinação.

Para os profissionais da engenharia cuja presença física seja indispensável para a manutenção dos serviços da empresa, a magistrada estabeleceu regime de revezamento, em escalas de trabalho que devem ser anexadas ao processo, como forma de evitar aglomerações nas dependências da empresa ou nos deslocamentos até os locais de prestação do serviço.

Segundo o entendimento da juíza, a atividade dos engenheiros é essencial para a prestação do serviço público, mas os profissionais não atuam na operação direta dos trens e podem, majoritariamente, exercer suas tarefas de forma remota.

Para a magistrada, no regime de calamidade pública enfrentado pelo Rio Grande do sul e com a descoberta de que o isolamento social é a melhor forma de prevenção diante da pandemia, "o teletrabalho deve ser a regra, e a presença física, a exceção".

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT4). Foto: Marco Pecker (Trensurb)
Tags que marcam a notícia:
jurídicacoronavírus
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista