Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/04/2019 11:51. Atualizada em: 26/04/2019 07:54.

Mediação da Justiça do Trabalho garante melhores condições a cerca de 70 trabalhadores despedidos de frigorífico em Santo Antônio da Patrulha

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.

25 Santo Antonio da Patrulha 810p 3.jpegUma negociação intermediada pela Justiça do Trabalho em Santo Antônio da Patrulha propiciou que cerca de 70 trabalhadores conseguissem condições mais favoráveis para recebimento de verbas rescisórias, após a despedida coletiva procedida por um frigorífico da cidade. As mediações foram conduzidas pela juíza Silvana Martinez de Medeiros, titular da Vara do Trabalho de Osório, que tem jurisdição também em Santo Antônio da Patrulha.

Pela proposta da empresa, as verbas rescisórias seriam pagas em 20 parcelas. Os trabalhadores também teriam a multa compensatória do FGTS e o aviso prévio reduzidos pela metade. Com a intervenção da Justiça do Trabalho, ficou acordado que metade do valor das verbas rescisórias serão pagas em 48 horas após a homologação dos acordos pela juíza, e a outra metade quitada em 10 parcelas mensais. Aviso prévio e multa compensatória serão pagos na íntegra, sem reduções.

O valor total das rescisões gira em torno de R$ 800 mil. Segundo a juíza Silvana, a empresa, mesmo com negociação para ser vendida a um outro frigorífico, não se propunha a quitar de forma integral as verbas rescisórias, especialmente os valores referentes à multa do FGTS e ao aviso prévio, o que motivou a intervenção da Justiça do Trabalho nas negociações. "A intervenção do juízo fez com que a proposta inicialmente ajustada com o sindicato dos trabalhadores fosse elevada a valores aceitáveis, o que resultou em condições satisfatórias para ambas as partes", destacou a magistrada.

O resultado da mediação foi levado ao conhecimento dos trabalhadores em assembleia geral do Sindicato (foto), realizada em 15 de abril, na própria sede da empresa, com a presença da magistrada. Na ocasião, todos os envolvidos votaram a favor da proposta apresentada pela julgadora.

A partir dos critérios negociados, cada trabalhador deverá ajuizar pedido de homologação de acordo extrajudicial, nova modalidade de ação introduzida pela Reforma Trabalhista. Os pagamentos serão realizados após as homologações dos acordos.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista