Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/04/2019 13:51. Atualizada em: 09/04/2019 13:53.

Primeiro dia de funcionamento do Cejusc em Caxias do Sul teve 50% de conciliações e R$ 1,1 milhão em valores acordados

Visualizações: 49
Início da galeria de imagens.
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Conciliação no Cejusc de Caxias do Sul
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Já no seu primeiro dia de funcionamento, nessa segunda-feira (8/4), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do Foro Trabalhista de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, obteve 50% de acordos nos dez processos em pauta. As sessões, como são chamadas nos Cejuscs as conversas para negociação em cada processo, foram conduzidas pelos servidores Denise Bampi e Thiago Louro de Araújo, especializados em conciliação, e supervisionadas pelo coordenador do Cejusc local, juiz Renato Barros Fagundes. Os ajustes resultaram em cerca de R$ 1,1 milhão em valores.

O Cejusc caxiense foi inaugurado na última sexta-feira (5/4), com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato de Lacerda Paiva, e também da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, além de outros magistrados, advogados, autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de instituições, entidades de classe, universidades  e imprensa. Leia aqui matéria completa da Secom sobre a solenidade.

Segundo o juiz Renato Barros Fagundes, a marca de 50% de conciliações obtida pela unidade já no primeiro dia de atuação foi muito significativa. "Ficamos muito satisfeitos, principalmente porque o clima entre as partes estava excelente", avalia o magistrado. "O otimismo com os primeiros acordos já fez com que advogados de outros processos considerem a possibilidade de incluir seus casos na pauta de conciliações", comemora.

O Cejusc é um espaço destinado à realização de audiências de conciliação e mediação em processos trabalhistas. As tratativas são conduzidas por servidores capacitados pela Escola Judicial do TRT-RS em mediação e conciliação, supervisionados por magistrados. A sala é equipada com mesas redondas, propícias para a aproximação e o diálogo entre as partes. No Rio Grande do Sul, o Cejusc também existe nos Foros Trabalhistas de Porto Alegre, Passo Fundo e Santa Maria, na Vara do Trabalho de Estância Velha e na sede do TRT-RS – este, para processos em segundo grau.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Juliano Machado e Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4); fotos: Cejusc Caxias do Sul
Tags que marcam a notícia:
conciliaçãocejusc
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista