Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/01/2019 18:03. Atualizada em: 22/01/2019 16:26.

Ato público em Porto Alegre reforça a importância da Justiça do Trabalho

Visualizações: 78
Início da galeria de imagens.
Público em frente ao Foro Trabalhista de Porto Alegre
Manifestantes realizam abraço simbólico no prédio do Foro Trabalhista
Presidente do TRT-RS discursa para o público
Público ouvindo o discurso da presidente do TRT-RS
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi realizado um ato público em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais nesta segunda-feira (21/1), em Porto Alegre. O evento ocorreu em frente ao Foro Trabalhista da capital gaúcha e contou com a participação de entidades representativas de operadores do Direito (magistrados, advogados, procuradores, peritos e servidores, entre outros), bem como centrais sindicais e cidadãos em geral. O objetivo do ato foi esclarecer a população sobre o papel da Justiça do Trabalho e reforçar a importância de sua existência para a garantia dos direitos sociais e da cidadania.

 Acesse aqui o álbum de fotos do evento. 

Em seu pronunciamento, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, ressaltou que a Justiça do Trabalho é a única capaz de resolver os conflitos entre capital e trabalho. Além disso, esclareceu que o momento é de tranquilizar a sociedade, com a manutenção de um diálogo produtivo e pacífico entre o Poder Judiciário e o Poder Executivo. “Todos estes atos têm como foco a defesa e preservação da Justiça do Trabalho, sem qualquer viés político, sem ataques a qualquer Instituição, com firmeza e determinação, mantendo moderação e sensatez. Não se admite confronto de qualquer espécie, mas o estabelecimento de diálogo com os poderes legalmente constituídos, em especial, o Poder Executivo”, declarou.

A presidente também afirmou que a Justiça do Trabalho sempre esteve atenta à dinâmica dos novos tempos econômicos e políticos, sendo capaz de se reinventar e buscar novos caminhos que reforçam cada vez mais a necessidade de sua existência. “A conciliação e a mediação são mecanismos integrantes da realidade cotidiana da Justiça do Trabalho, impedindo greves, inclusive em serviços essenciais, assim como estabelecendo condições de trabalho entre as categorias e resolvendo conflitos com a convergência de vontade das partes, o que assegura a pacificação social”, avaliou. A magistrada acrescentou que a Justiça do Trabalho exerce a função de arrecadar contribuições previdenciárias e fiscais que decorrem de suas decisões. 

 Leia a íntegra do discurso da presidente do TRT-RS.

Ao final da manifestação, os participantes realizaram um abraço simbólico no prédio do Foro Trabalhista de Porto Alegre. O ato também contou com a participação das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe-RS), Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Fundação Escola da Magistratura do Trabalho/RS, Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Associação dos Peritos na Justiça do Trabalho (Apejust), Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS), Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Juízes para a Democracia (AJD), Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Rio Grande do Sul, Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora (Intersindical), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), e Central Sindical e Popular Conlutas.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Álvaro Lima (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalato
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista