Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/10/2018 11:02. Atualizada em: 26/10/2018 13:48.

Exposição “Tantos Uns” entra em cartaz no Foro Trabalhista de Santa Rosa

Visualizações: 16
Início da galeria de imagens.
Imagem de painel expositor com seis fotos da exposição
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Foi inaugurada nessa terça-feira (23), no saguão do Foro Trabalhista de Santa Rosa, a exposição fotográfica “Tantos Uns”.  O objetivo da mostra, que ficará em cartaz até 14 de novembro, é dar visibilidade ao tema das pessoas com deficiência. A exposição reúne imagens dos fotógrafos do Grupo 35 mm e tem o apoio da Comissão de Cultura e do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

No ato de abertura da exposição, a coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Santa Rosa, Raquel Nenê Santos, destacou: “uma instituição comprometida com uma gestão humanitária, como a do nosso Tribunal do Trabalho, conduz ao aprendizado, por todos nós, de que as lutas dos diferentes segmentos sociais são lutas que convergem, porque se destinam a garantir, em última análise, o exercício da nossa dignidade plena como seres humanos plurais que somos”. A magistrada acrescentou que “o reconhecimento dos diversos recortes dentro da ampla temática da diversidade cultural (negros, índios, mulheres, deficientes, homossexuais, entre outros) coloca-nos frente a frente com a luta desses e outros grupos em prol do respeito à diferença”.

Na sequência, o servidor da 1ª VT local, Paulo Grzeca, cadeirante, fez relato de sua vivência. Ao final da solenidade, manifestaram-se a assistente social Adriana Machado e a coordenadora do Senai de Santa Rosa, Simone Moraes. Elas falaram sobre a preparação, a formação e o encaminhamento de pessoas com deficiência para as vagas de trabalho disponibilizadas em empresas da cidade.

O evento ainda contou com a presença da juíza Mariana Rohede Arancybia, titular da 1ª VT de Santa Rosa, do juiz diretor do Foro da Justiça Federal de Santa Rosa,  Rafael Lago Salapata, do presidente da Subseção local da OAB/RS, Gilberto Kieling, do presidente da Subseção da OAB/RS de Três de Maio, Herton Luis Muhlbeier, e do procurador do Município de Santa Rosa, André Sturmer, representando o prefeito Alcides Viccini. Também participaram várias pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho e seus familiares, assim como os servidores das unidades judiciárias do Foro, advogados e público em geral. A solenidade foi encerrada com um coquetel oferecido pela Direção do Foro Trabalhista de Santa Rosa.

A exposição

Sendo a acessibilidade uma preocupação constante do TRT-RS, o Grupo 35mm buscou integrar o maior número possível de pessoas, oferecendo recursos de descrição textual das fotos em braille e códigos QR para acesso digital. Acesse a página oficial da exposição, onde estão disponíveis diversas informações, incluindo as descrições das imagens, textos de apresentação da mostra, agradecimentos, detalhes do making of, entre outros.

Formado principalmente por servidores da Justiça Federal e Trabalhista, o Grupo 35 mm nasceu em 2001, a partir de um projeto fotográfico de resgate da cidadania dos habitantes da comunidade na Ilha Grande dos Marinheiros, que tiram do lixo o seu sustento, em Porto Alegre. Foram realizados, durante cinco anos, ensaios fotográficos, oficinas, devolução e distribuição de fotos, culminando com a publicação do livro "Vida Palafita".Com nova configuração, o grupo retoma suas atividades neste momento. Integram o grupo, atualmente, os fotógrafos Caio Monçalves, Isaura Saraiva, Lourdes Helena Rosa, Luciana Lee, Maria Clara Adams, Miriam Marroni e Teresa Haase.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações e fotos da juíza Raquel Nenê Santos
Tags que marcam a notícia:
equidadecomissão de cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista