Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/09/2018 09:24. Atualizada em: 04/09/2018 11:35.

Exposição “Sete Olhares sobre Gaia” estreia no TRT-RS com fotos sobre a natureza

Visualizações: 53
Início da galeria de imagens.
Fotógrafos e presidente Vania posam para foto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição fotográfica “Sete Olhares sobre Gaia” foi inaugurada nessa segunda-feira (3/9), no saguão do Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1.100), em Porto Alegre. A mostra tem como tema a natureza em seus vários aspectos.  Ela ficará no prédio-sede do TRT-RS até 14 de setembro, e de 17 a 28 de setembro estará em cartaz no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432), no Espaço Lenir Heinen. Os locais estão abertos para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Acesse fotos da inauguração.Abre em nova aba

Na abertura da exposição, a presidente do Tribunal, desembargadora Vania Cunha Mattos, declarou o orgulho da Instituição em receber a mostra. “Estas obras revelam a utilidade da fotografia para chamar nossa atenção sobre a natureza”, declarou. “São imagens criadas por grandes fotógrafos, que ressaltam nossa obrigação de preservar o meio ambiente para as próximas gerações”, elogiou a presidente. 

A mostra reúne trabalhos de sete fotógrafos integrantes do Coletivo de Fotografia Ambiental, entre eles o desembargador do TRT-RS João Paulo Lucena, que falou em nome do grupo durante a cerimônia de inauguração. O magistrado explicou que o título da exposição faz referência à “Hipótese de Gaia”, desenvolvida nos anos 70 pelo cientista inglês James Lovelock. A teoria afirma que o planeta Terra é um sistema complexo, no qual os seres vivos e o meio ambiente interagem entre si de forma contínua e permanente, evoluindo e se equilibrando em busca da continuidade da vida. “Por isso escolhemos este nome para a mostra, uma vez que o objeto principal da fotografia que fazemos no grupo é a natureza”, afirmou. 

A solenidade incluiu uma homenagem ao fotógrafo Rodrigo Baleia, integrante do coletivo e falecido em maio deste ano. Na cerimônia, foi exibido um vídeo no qual que ele fala por que escolheu fotografar a natureza e ressalta o significado dessa atividade em sua vida. A exposição conta com cinco imagens aéreas fotografadas por Rodrigo, que denunciam a destruição da Floresta Amazônica e já foram veiculadas em publicações internacionais. 

Ao todo, a exposição possui 35 imagens que mostram fauna, flora, paisagens, astrofotografia e ecologia de diversos locais do planeta. Confira, a seguir, uma breve apresentação de cada um dos fotógrafos.

Andre Nery

contato@andrenery.net
Portfólio: www.andrenery.net
“Nessas duas décadas atuando no mercado, busquei sempre ter o controle total do processo fotográfico a fim de tirar o máximo de cada imagem. Quando a fotografia se tornou digital, além da obtenção, acabei me especializando também no processamento e impressão das imagens. Esta experiência agora está a cargo de projetos autorais, como a astrofotografia, e de viagens com roteiros montados para fotógrafos. As fotos do Pantanal aqui expostas são uma amostra de um desses destinos.”

Bruno Prisco Junior

bruno@lexsis.com.br
Portfólio: Instagram pjr.bruno
Apaixonado por esportes e natureza, uniu o gosto pela fotografia com a vontade de compartilhar imagens singulares e marcantes por onde passa. No seu trabalho procura captar a essência do momento e com isso transmitir as sensações vivenciadas. Busca um equilíbrio entre a arte de fotografar, as técnicas de captação e os recursos tecnológicos; vê a incrível evolução da fotografia digital como uma avalanche de possibilidades a serem exploradas e descobertas convergindo a realidade retratada com a percepção do observador.

Fabio Viero

contato@fabioviero.com
Portfólio: Instagram @fabioviero
Começou a fotografar em 2010, direcionando seu trabalho para a fotografia de paisagem, longas exposições e timelapses. Procura aliar técnica fotográfica com tecnologia para alcançar a plenitude de sua fotografia que visa não somente retratar lugares e momentos, mas também ser informativa, positiva e útil do ponto de vista prático. Tem trabalhos publicados em jornais de grande circulação e, nos últimos anos, tem se dedicado à astrofotografia com intuito de aumentar a consciência das comunidades em relação ao aumento da poluição luminosa tanto nas cidades quanto em lugares mais remotos e para lembrar que precisamos apreciar as belezas de nossa natureza, aqui na Terra e no universo.

Gustavo Pauletti Gonçalves

gusta2501@gmail.com
“Iniciei na fotografia no início dos anos 2000. Fascinado por atividades outdoor, a fotografia de natureza se encaixou perfeitamente como forma de mostrar aos mais próximos as experiências que vivia. Do P&B, passando pelo cromo e já há muitos anos usando os avanços da fotografia digital, sempre fui bastante criterioso no olhar para um clique. Mania de “dinossauro” da fotografia que precisava controlar as 36 poses.”

João Paulo Lucena

joao.p.lucena@gmail.com
Portfolio: 500px.com/jplucena
Ganhou sua primeira câmera aos 9 anos e com ela nasceu a absoluta paixão pelos temas ligados à natureza. Aperfeiçoou os estudos em fotografia e cinema, tendo percorrido com a câmera os mais diversos ambientes naturais, da alta montanha aos desertos, das cavernas às florestas, do pampa ao cerrado. Ultimamente tem se dedicado às paisagens, à vida selvagem e à astrofotografia, percorrendo os sertões do nosso país. Colabora desde 1999 com publicações impressas e eletrônicas sobre os temas natureza, viagens e esportes de ação, tendo atuado como fotógrafo outdoor do “Programa Adrenalina” - Canal Futura/TV Globo Internacional de 2009 a 2012. É coautor do Livro Ilustrado da SulSports (Porto Alegre: Palotti, 2011) e conta com diversas participações em exposições individuais e coletivas e concursos fotográficos.

Renato Grimm

foto@renatogrimm.com
Portfolio: www.renatogrimm.com/
Renato Grimm é especializado em fotografia de natureza. Já viajou por diversos lugares do mundo coletando flagrantes de rara beleza da extraordinária biodiversidade do planeta. Em 2013 publicou o livro Santuário das Aves (Porto Alegre: Ed. do Autor, 203), sobre a riquíssima fauna do Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Rodrigo “Baleia” Mondin Machado (1971-2018)

caroline.donatti@gmail.com
Portfolio: www.theguardian.com/global-development-professionals-network/gallery/2017/jan/30/state-amazon-rainforest-deforestation-brazil-in-pictures
Apaixonado pela natureza. Caçador de imagens. Militante de direitos universais. Irreverente. Conversador. Essas são as palavras-chave para decifrar Rodrigo Baleia. Assim também ele viverá em nossos corações daqui para frente. Acreditava no poder mobilizador da fotografia e era indignado com os rumos contemporâneos do mundo. Produziu imagens para National Geographic Brasil, Folhapress, Reuters TV, Greenpeace, The Guardian, L'Express e The Washington Post. Também foi um dos fundadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalcomissão de cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista