Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 01/06/2018 15:55. Atualizada em: 01/06/2018 16:18.

Contribuição Assistencial

Visualizações: 4
Início da galeria de imagens.
Foto de uma folha de papel com a programação do evento impressa
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A OAB RS – Ordem dos Advogados do Brasil foi o local de debate sobre a contribuição assistencial devida aos sindicatos, em razão das negociações coletivas. O evento foi organizado pela Escola Superior da Advocacia e Cedsind -  Comissão de Direito Sindical da OAB. Ocorreu em 29 de abril.

A advogada Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, estando na mesa, igualmente, a advogada Marcia Somensi, representando a Satergs. O desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa representou a Escola Judicial do TRT-RS. Estiverem presentes os advogados Lauro Magnago e Gustavo Juchem, entre outros.

Foram painelistas, por ordem de manifestações, o vice-presidente do TRT-RS, Ricardo Carvalho Fraga, o procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo, o desembargador do Trabalho Marcelo José Ferlin D’Ambroso e os advogados Vitor Rocha Nascimento e Cláudio Roberto de Moraes Garcez.

O vice-presidente do TRT-RS Ricardo Carvalho Fraga questionou sobre qual o “bem jurídico” que se busca garantir, nos debates e decisões sobre o tema. Certamente, é a democracia e melhor funcionamento das entidades sindicais. Mencionou algumas alternativas, antes já existentes, a serem aprimoradas. 

O procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo apontou a necessidade de fortalecimento das entidades sindicais, especialmente, após a recente Lei 13.467. Sustentou a inconstitucionalidade formal e material da Reforma Trabalhista no tocante à extinção da contribuição sindical obrigatória e a possibilidade de a aprovação prévia e expressa, para o recolhimento de contribuições sindicais, ser conferida em assembleia geral convocada pelo sindicato.

O desembargador do Trabalho Marcelo José Ferlin D’Ambroso examinou as situações dos EUA e Espanha. Lembrou várias normas internacionais, da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

O advogado Vitor Rocha Nascimento aprofundou algumas comparações com o tratamento do tema nos EUA. O Cláudio Roberto de Moraes Garcez apontou a urgência de solução para o tema.

Foi sorteado, entre os presentes, livro do Marcelo José Ferlin D’Ambroso sobre o tema. 

Todos foram convidados para o dia 13 de junho, às 9h30, na sala 506 do TRT-RS, para debate em tema afim, ou seja, o registro das entidades sindicais de trabalhadores e de empregadores perante as autoridades administrativas.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Vice-Presidência do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista