Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/05/2018 11:52. Atualizada em: 09/05/2018 15:35.

Presidente Vania participa de iniciativa do programa Trabalho, Justiça e Cidadania no bairro Bom Jesus

Visualizações: 5
Início da galeria de imagens.
Presentes na atividade posam para foto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, participou de uma ação promovida pelo programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na Associação Famílias em Solidariedade (Afaso)Abre em nova aba, localizada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. A magistrada esteve na sede da entidade na quinta-feira (8/5), onde pôde conhecer as instalações e o trabalho lá desenvolvido, além de conversar com os adolescentes que irão participar dessa nova turma do TJC.

Serão três encontros na sede da Afaso, onde juízes passarão aos jovens diversos conceitos sobre direitos e deveres enquanto trabalhadores, tais como décimo terceiro, férias, fundo de garantia, pontualidade, assiduidade etc., além de noções sobre o Poder Judiciário, carteira de trabalho, aprendizagem, estágio, assédio moral e prevenção de acidentes de trabalho. Em 19 de maio, os estudantes irão à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde acompanharão palestra promovida pelo Grupo de Estudos Direito e Fraternidade, além de poderem se familiarizar com a instituição, por intermédio do programa Portas Abertas. Por fim, a turma visitará o TRT-RS, onde melhor conhecerão o propósito da Justiça do Trabalho assistindo audiências e sessões de julgamento, e farão a chamada “culminância”, momento no qual apresentarão de forma artística (por meio de peças de teatro, músicas, danças, maquetes e cartazes) aquilo que foi assimilado sobre o mundo do Direito do Trabalho.

No Rio Grande do Sul, o TJC é desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), com a coordenação da juíza Aline Veiga Borges, que conduziu a aula ministrada na Afaso. Também participou a juíza do Trabalho Luciane Barzotto, professora da UFRGS, responsável por viabilizar as atividades previstas para o dia 19/5, além de um convênio entre UFRGS, TRT-RS, TJC, Afaso e Grupo de Estudos Direito e Fraternidade, por meio do qual os estudantes receberão certificação de 20 horas de capacitação em curso de cidadania e preparação para o trabalho. A acadêmica Rosana Jobim, aluna de Luciane, também ajudou a apresentar os conteúdos. A assistente social Raquel Nunes Machado, coordenadora de trabalho educativo na Afaso, acompanhou toda a visitação feita pela comitiva, que foi recepcionada pela voluntária Daiana Linhares.

Afaso

Fundada em 1994, a Afaso faz parte do projeto “Adoções à Distância”, ligado à organização não-governamental AFN (Azione Famiglie Nuove), uma associação italiana de cooperação internacional que realiza a ligação entre famílias que se disponibilizam a ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, atendem mais de 100 crianças e adolescentes, no turno inverso ao da escola, oferecendo atividades artísticas, esportes, aulas de informática, dentre outras. 

Saiba como colaborar.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: (Texto e fotos de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionaltrabalho, justiça e cidadania
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista