Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
06/12/2017 19:05 compartilhe:

PJe 2.0 estará disponível no TRT-RS a partir de 11 de dezembro - veja o que você precisa saber

Início do corpo da notícia.

PJe 2.0 Nova versão - 600x400.pngO sistema de processo eletrônico da Justiça do Trabalho gaúcha será atualizado e disponibilizado na sua mais nova versão a partir de 11 de dezembro. Por conta da atualização, o PJe estará indisponível de 8 a 10 de dezembro. A mudança para a versão 2.0 do sistema é parte de um projeto piloto do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e trará ao TRT-RS, além de nova infraestrutura de banco de dados e servidores de aplicação, melhorias e correções sensíveis aos usuários.

Acesso ao sistema e consultas poderão ser feitas sem uso de certificado digital

Para fazer login no sistema e consultar documentos, usuários cadastrados na consulta pública poderão utilizar seu CPF e senha, prescindindo do certificado digital para operações mais simples. A mudança agiliza o acesso ao sistema, ao exigir a certificação apenas no momento de assinar documentos. Para aproveitar a melhoria, é necessário ter feito o cadastro de senha e CPF no sistema. Caso ainda não tenha feito, deverá acessar o PJe com certificado digital e utilizar o menu Configuração > Pessoa > Cadastro de senha, cuidando para deixar a opção "Permitir acesso à Consulta Processual utilizando login e senha" marcada como "sim". A senha a ser cadastrada deve conter seis caracteres, incluindo letras e números.

Assinador Java applet, que utiliza tecnologia defasada e potencialmente vulnerável, será descontinuado em favor de opções mais práticas e modernas

Uma das principais mudanças da nova versão é que o assinador Java applet será descontinuado. A tecnologia está desatualizada e, por isso, poderia apresentar vulnerabilidades de segurança. A mudança permite que o PJePortable seja atualizado, passando a utilizar a última versão do Firefox (57, Quantum), mais rápida e segura. Os assinadores oferecidos aos usuários serão o PJeOffice e o Shodo, feito especialmente para uso no sistema. Recentemente melhorado, o Shodo suporta todos os certificados emitidos pela ICP-Brasil, e é por isso recomendado pelo TRT-RS.

PJePortable, agora baseado em navegador muito mais moderno, já está disponível

O TRT-RS disponibilizou nova versão do PJePortable, navegador pré-configurado para uso no PJe da Justiça do Trabalho. Ele vem pronto para uso do PJe com os novos assinadores (Shodo e PJeOffice), sendo recomendada sua instalação (clique para instalar). O PJePortable é compatível e recomendado, inclusive, para uso com a versão atual do sistema (1.16.2), sendo sua adoção sugerida desde já. Caso necessário, a Central de Atendimento ao Público presta atendimento especializado no Foro Trabalhista de Porto Alegre e pelo telefone (51) 3255-2700. Usuários avançados que preferirem configurar seu próprio computador poderão fazê-lo seguindo os manuais disponibilizados na página do PJe no site do TRT-RS.

Novo layout será avaliado em primeira mão na 15ª Vara do Trabalho de Porto Alegre

A versão 2.0 do PJe permite que as secretarias de Varas do Trabalho adotem uma interface (layout) diferenciada, que será inicialmente testada em quatro unidades judiciárias de todo o Brasil. Uma delas é a 15ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, que usará o programa-piloto a partir do dia 11 de dezembro. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de TI
Tags que marcam a notícia:
institucionalpjePJe Portableadvogado
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias