Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/09/2017 16:05. Atualizada em: 19/09/2017 16:08.

Imigrantes e refugiados foram tema de sarau no Memorial da Justiça do Trabalho gaúcha

Visualizações: 18
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


O Memorial da Justiça do Trabalho no RS promoveu, nessa segunda-feira (18),  o Sarau dos Imigrantes e Refugiados - Memórias, Palavras e Sons. A programação integra a 11ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

O Sarau abordou a realidade dos imigrantes e refugiados no mundo do trabalho. O evento foi descontraído e muito informativo. Houve apresentações de haitianos e senegaleses, leituras de trechos de processos e de textos próprios relacionados com o tema. 

As leituras direcionadas (trechos de processos) apresentaram as principais reivindicações dos imigrantes perante à Justiça do Trabalho, passaram por ações afirmativas da Justiça do Trabalho, como a cartilha dos direitos do trabalho em línguas estrangeiras, produzida em parceria com o MPT e com o Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (GAIRE) da UFRGS, e finalizaram com a leitura de acórdãos consignando que “o poder diretivo do empregador não autoriza a exposição depreciativa do trabalhador e que o ato cometido pelo empregador não se coaduna com o princípio de proteção à dignidade da pessoa humana, sendo claramente abusivo, por exceder os limites impostos pelos bons costumes. Cabe indenização por dano moral.”

Presente no evento, a juíza Carolina Santos Costa de Moraes aproveitou a oportunidade para esclarecer que a Justiça do Trabalho não está alheia a essa grave situação vivenciada pelos imigrantes e que vem adotando todas as medidas possíveis.

O Sarau contou com participação do público externo e interno interessados pelo tema, registrando-se a presença de representantes da Associação dos Imigrantes Senelegases em Porto Alegre. 

Não pôde comparecer ao Sarau? Veja os lives na página do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul no Facebook e conte para o Memorial o principal motivo pelo qual não conseguiu comparecer: trânsito, horário do evento, local do evento, tema, forma de exposição. Sua sugestão será levada em conta nos próximos eventos. 

11ª Primavera dos Museus - Museus e suas memórias

De 18 a 24 de setembro, acontece a 11ª Primavera dos Museus. A programação cultural, organizada pelo IBRAM, tem o objetivo de ampliar a visitação cultural de museus por parte da população. Na edição deste ano, mais de 900 museus de todo o país oferecem ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. Confira a programação completa aqui.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região
Tags que marcam a notícia:
eventomemorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista