Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/09/2017 19:34. Atualizada em: 19/09/2017 14:03.

TRT-RS cancela súmula sobre honorários de assistência judiciária gratuita 

Visualizações: 11
Início do corpo da notícia.

12-iujs300.jpgO Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região decidiu, em sessão nesta segunda-feira, cancelar a Súmula nº 61. O texto previa que “atendidos os requisitos da Lei 1.060/50, são devidos os honorários de assistência judiciária gratuita, ainda que o advogado da parte não esteja credenciado pelo sindicato representante da categoria profissional”.

O cancelamento da súmula foi proposto pela Comissão de Jurisprudência do TRT-RS. Em seu parecer, a Comissão sublinhou que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) possui duas súmulas – a nº 219 e a nº 329 – com entendimento contrário sobre a matéria. Além disso, há um Incidente de Recurso Repetitivo pendente de julgamento no TST, o qual fixará tese jurídica a respeito do tema. 

Para a Comissão, essa divergência de entendimentos estava prejudicando trabalhadores que aguardam a solução dos seus processos, bem como empregadores de pequeno porte, que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com o preparo do recurso ao TST.

Mudança em outra súmula

Na mesma Sessão, o Pleno acrescentou o inciso II na Súmula nº 84, que passa a ter a seguinte redação:

Súmula no 84 - COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA. BENEFÍCIO PAGO DIRETAMENTE PELO EMPREGADOR. COMPETÊNCIA.

I - É competente a Justiça do Trabalho para julgar pretensão relativa a diferenças de complementação de aposentadoria paga diretamente pelo empregador, e não por entidade de previdência privada.

II – Não se enquadra no entendimento contido nesta súmula a complementação de aposentadoria paga pela União aos ex-empregados da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - TRENSURB, por força das Leis nºs 8.186/1991 e 10.478/2002.

Antes de entrar em vigor, o texto alterado deverá ser publicado três vezes no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4. Foto: Inácio do Canto
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista