Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 11/09/2025 16:28. Atualizada em: 11/09/2025 16:28.

TRT-RS está entre os tribunais mais bem avaliados do país em governança e tecnologia da informação

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

A foto mostra uma pessoa digitando num notebook.O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) alcançou posição de destaque no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) 2025, divulgado na quarta-feira (10/9) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com 94,48 pontos, o TRT-RS obteve o primeiro lugar entre os Tribunais Regionais do Trabalho de grande porte e o segundo lugar entre todos os 26 tribunais de grande porte do país, atrás apenas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O resultado também coloca o TRT-RS na 14ª posição entre todos os 94 tribunais do Judiciário avaliados.

Evolução histórica

O desempenho de 2025 representa um salto em relação ao ano anterior. Em 2024, o TRT-RS havia ficado em terceiro lugar entre os TRTs de grande porte e em nono lugar entre todos os tribunais de grande porte. A nova posição confirma a evolução contínua da Justiça do Trabalho gaúcha na área de tecnologia.

Além disso, o índice deste ano foi o maior já obtido pelo TRT-RS na série histórica, reforçando a consolidação de uma gestão tecnológica estratégica, alinhada às diretrizes nacionais estabelecidas pelo CNJ.

Reconhecimento ao trabalho coletivo

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-RS, André Farias, destacou que o resultado é fruto do esforço integrado de diferentes áreas da instituição.

“Este alto desempenho é resultado do trabalho colaborativo e de qualidade de toda a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, em conjunto com diversas secretarias do Tribunal, com apoio fundamental do Comitê de Governança de TIC e da alta administração”, afirmou.

Sobre o índice

Criado em 2021 pela Resolução CNJ nº 370, o iGovTIC-JUD mede o desempenho dos tribunais em três pilares fundamentais: governança, gestão e infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC). O objetivo é promover transparência, incentivar boas práticas e orientar o planejamento estratégico na área de tecnologia em todo o Judiciário.

Em 2025, a Justiça do Trabalho como um todo apresentou a maior média entre os cinco ramos do Judiciário: 90,97 pontos.

O painel completo com os resultados do iGovTIC-JUD 2025 está disponível no site do CNJAbre em nova aba.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias