Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/11/2015 00:00. Atualizada em: 13/11/2015 00:00.

Em mediação no TRT-RS, Refap e Sindipetro sinalizam possibilidade do fim da greve e resolução do impasse na refinaria

Visualizações: 44
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Em reunião de mediação realizada na tarde desta sexta-feira (13/11), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), representantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul e da Petrobras informaram ao Tribunal e ao Ministério Público do Trabalho a sinalização da Federação Única dos Petroleiros (FUP) no sentido de aprovar a suspensão do movimento grevista em assembleia a ser realizada às 18h de hoje. Caso isto ocorra, os trabalhadores voltam ao serviço à meia-noite e a situação da Refinaria Alberto Pasquallini, em Canoas, estaria resolvida.

O sindicato alega que a empresa está impedindo a saída de trabalhadores da Refap com o objetivo de forçar a presença de um contingente mínimo de técnicos para garantir a segurança da refinaria e o abastecimento de gás e outros combustíveis. Por outro lado, a Petrobras argumenta que o sindicato precisa organizar o rodízio de trabalhadores para que as jornadas dos que estão em serviço seja regularizada.

Em liminar proferida na quinta-feira (12/11), o juiz Cesar Zucatti Pritsch, da 3ª Vara do Trabalho de Canoas, determinou que a Refap e o sindicato regularizem as jornadas dos trabalhadores que estão na Refinaria. Nesta sexta-feira, o magistrado fixou o valor de R$ 120 mil por dia como multa em caso de descumprimento da decisão.

Durante a mediação no TRT-RS, ficou acertado entre as partes que, caso não seja aprovado o acordo na assembleia desta sexta-feira, nova reunião de mediação será realizada na segunda-feira (16/11), às 9h, também na sede do Tribunal. 

O encontro foi conduzido pelo desembargador do TRT-RS Juraci Galvão Júnior, no exercício da presidência da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal. Também estiveram presentes a desembargadora Denise Pacheco e o desembargador João Pedro Silvestrin. Como representantes do Ministério Público do Trabalho, compareceram à mediação os procuradores-regionais Beatriz Junqueira Fialho e Paulo Eduardo Pinto de Queiroz.

Acesse aqui a ata da mediação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado - Secom/TRT4. Foto: Gabriel Borges Fortes
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista