Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/02/2016 00:00. Atualizada em: 11/02/2016 00:00.

Discutida despedida de 380 trabalhadores da Robertshaw, de Caxias do Sul, em mediação no TRT-RS

Visualizações: 48
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Stimmme) e representantes da Robertshaw Soluções de Controle discutiram, em audiência de mediação realizada na tarde dessa quinta-feira (11/2), o desligamento de 380 empregados levado a efeito pela empresa no início do ano. O encontro ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e foi requerido pelo Stimmme, com o objetivo de abrir negociação diante da despedida massiva. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, no exercício da presidência da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal. A procuradora-regional Beatriz Junqueira Fialho representou o Ministério Público do Trabalho.

A mediação ocorreu no âmbito de uma ação ajuizada pelo Sindicato, com liminar pedindo a suspensão das despedidas até que fosse estabelecida negociação, e solicitando, sucessivamente, a implementação de benefícios como forma de minimizar a situação dos empregados dispensados. O Stimmme alegou, durante a reunião, que a empresa não teria aberto negociação antes de efetivar os desligamentos.

De seu lado, os representantes da Robertshaw argumentaram que as despedidas ocorreram por causa do fechamento da unidade fabricante de termostatos em Caxias do Sul, com posterior transferência da planta para a cidade de Manaus, no Amazonas, devido a benefícios fiscais oferecidos pelo estado da região norte. Segundo a Robertshaw, a mudança ocorrerá devido à crise econômica enfrentada pelo país.

Após discussão entre as partes, foi definida a data de 26 de fevereiro, às 14h, também na sede do TRT-RS, para novo encontro, já que uma reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio é esperada para próxima semana, ocasião em que será discutida a viabilidade da permanência da empresa em Caxias do Sul.

Clique aqui para acessar a ata da mediação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Juliano Machado; foto: Inácio do Canto - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista