Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/03/2017 00:00. Atualizada em: 10/03/2017 00:00.

TRT-RS lança sua Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

Visualizações: 44
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) lançou nesta sexta-feira (10/3) sua “Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade”.  O texto reforça o compromisso da Justiça do Trabalho gaúcha com o tema, prevê ações, e assegura a igualdade de oportunidades e a equidade na Instituição.  O lançamento da Política ocorreu no Foro Trabalhista de Porto Alegre e contou com a presença de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), terceirizados(as), advogados(as) e autoridades convidadas. O evento teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe).

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

Em seu pronunciamento, a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, afirmou que a Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade é resultado de um conjunto de ações que vêm sendo empreendidas pela Administração do Tribunal. A magistrada citou uma série de iniciativas implantadas pela Justiça do Trabalho gaúcha desde março de 2016 voltadas ao assunto. Inicialmente, as ações eram relacionadas especificamente à questão da igualdade de gênero, mas o sucesso e a repercussão do projeto o fez evoluir e englobar mais questões. “Com a adoção da Política, pretendemos afirmar o compromisso contínuo desta Instituição com a busca da promoção da equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional e de pessoas com deficiência, bem como as demais dimensões de diversidade nas relações sociais e de trabalho no âmbito e na competência do TRT-RS”, anunciou.

A presidente acrescentou que a Política sustenta-se nos princípios e na competência constitucional da Justiça do Trabalho, e também está relacionada com seu papel social. “Acreditamos que a participação do Poder Judiciário é indispensável na busca da equidade no tratamento à diversidade”, declarou. 

Enfrentamento das desigualdades e preconceitos

A juíza auxiliar da Presidência, Andréa Nocchi, afirmou que a Política é orientada por princípios de igualdade, respeito e transparência. A magistrada ressaltou que o texto está em consonância com a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, na qual as diversidades de etnia, cultura, gênero e orientação sexual sejam amplamente valorizadas e afirmadas.  “Sendo certo que todos buscamos uma sociedade mais justa e igual, é no nosso quintal, na nossa casa, no nosso local de trabalho que começa o desafio. E isso implica alinhar as ações, a gestão de pessoas, o meio ambiente de trabalho, a forma de contratação de serviços, a capacitação de servidores e magistrados, as relações entre as pessoas, entre nós e os usuários desta Justiça, com os princípios desta Política”, analisou. 

Andréa Nocchi afirmou que o novo texto é fruto do consenso de que é urgente enfrentar a desigualdade atualmente observada em todos os espaços sociais. “Nascerão novas práticas e posturas a partir do enfrentamento das discriminações, da falta de acessibilidade, do preconceito e do racismo. Há muito trabalho pela frente. Hoje inaugura-se um tempo em que as pessoas que compõem o TRT-RS escolheram enfrentar todas as formas de discriminação e desigualdade. Haverá um tempo, muito além do que se vê no papel e nas intenções, em que a realidade será modificada”, concluiu. 

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe), Alessandra Barreto Krause, destacou a relevância do lançamento da Política para o avanço na luta dos direitos das mulheres. A sindicalista declarou que informações de qualidade criam condições para que as mulheres exijam respeito sobre seus corpos e ideias, gerando um avanço na equidade de direitos e no combate à violência de gênero. Alessandra Krause parabenizou o TRT-RS por acolher a demanda de uma política com este viés.  “O Sintrajufe é parceiro nessa caminhada e promove ações de conscientização. Nosso objetivo é o de que juntas e juntos possamos desenvolver um ambiente de trabalho, e consequentemente social, de maior igualdade e justiça. Obrigado por compartilharem conosco esse momento de luta, festa e esperança na construção de uma sociedade menos desigual”, concluiu. 

O evento também contou com o show da cantora Marietti Fialho, apresentada pelo Sintrajufe/RS. 

Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade 

Aprovada pelo Órgão Especial do TRT-RS e publicada em 21 de fevereiro, a Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade foi instituída pela Resolução Administrativa nº 03/2017. Seu objetivo é afirmar o compromisso contínuo da Instituição com a busca da promoção da equidade de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, geracional e de pessoas com deficiência, bem como das demais dimensões de diversidade nas relações sociais e de trabalho no âmbito da Justiça Trabalhista da 4ª Região. Estão previstas ações de comunicação, capacitação, cultura e eventos institucionais relacionados ao tema, além de iniciativas de promoção de saúde e qualidade de vida.

Outra finalidade da política é assegurar a igualdade de oportunidades e a equidade na ascensão funcional e nas funções gerenciais do TRT-RS, promovendo equilíbrio na disputa das vagas internas. Em relação ao acesso ao serviço público, por exemplo, o TRT-RS foi um dos primeiros órgãos do Judiciário brasileiro a estabelecer cotas de 20% para candidatos negros nos concursos para juiz e servidor, no ano de 2015. Em março do ano passado, o Tribunal também lançou o Projeto de Igualdade de Gênero, que promoveu diversas ações de conscientização e informação sobre a desigualdade entre homens e mulheres na sociedade e a respeito da violência contra a mulher.

A Política também estabelece a eleição de um Comitê Gestor de Gênero, Raça e Diversidade. O grupo será responsável por propor, promover e realizar ações, eventos e projetos relacionados à política, além de subsidiar as áreas administrativas e judiciárias no encaminhamento de propostas com igual finalidade. O comitê tem caráter multidisciplinar, sendo composto por um(a) magistrado(a) indicado(a) pela Presidência (que será o coordenador ou coordenadora), um(a) representante da Ouvidoria, um(a) servidor(a) indicado(a) pela Diretoria-Geral, um(a) servidor(a) com deficiência eleito(a) pelos servidores, uma servidora mulher eleita pelos servidores, um(a) servidor(a) negro(a) eleito(a) pelos servidores, um(a) servidor(a) LGBTTI eleito(a) pelos servidores, um(a) magistrado(a) eleito(a) entre juízes e desembargadores, um(a) diretor(a) indicado(a) pelo Sintrajufe/RS e um(a) magistrado(a) indicado(a) pela Amatra IV.

ACESSE AQUI a íntegra da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, foto de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista