Novo assinador do PJe está no ar: veja como usar
Está no ar a nova opção de assinador do PJe - o Shodo. A partir de agora, o sistema oferecerá duas alternativas para assinar documentos: o Java Applet (tecnologia antiga) e o Shodo.
Para usar
- Usuários do navegador padrão fornecido pelo TRT-RS (Firefox PJe Portable) podem clicar diretamente no botão "Shodo" (conforme imagem abaixo) e prosseguir com a assinatura.
- Somente os usuários de outros navegadores precisam clicar antes no link que executa a aplicação Shodo.
Se você ainda não está recebendo as duas opções quando vai assinar, pode ser necessário reiniciar o computador.
O Shodo foi desenvolvido pela Justiça do Trabalho para gradativamente substituir o Applet, uma tecnologia antiga. A principal melhoria oferecida pelo novo sistema é a assinatura em lote: o Shodo permite que o usuário assine documentos sem a necessidade de digitar o PIN (senha do certificado digital) a cada assinatura realizada, agilizando o procedimento.
Em japonês, Shodo significa “o caminho da escrita”, ou “a arte da caligrafia”.
Manuais
Para instalar o PJe Portable, navegador fornecido pelo TRT-RS, é necessário baixar o programa. O TRT-RS disponibilizou um manual com os passos que devem ser seguidos.
Usuários avançados que preferem não utilizar o PJe Portable podem instalar individualmente cada programa necessário para o adequado funcionamento do Shodo. Instruções detalhadas para esse procedimento são fornecidas neste manual.