Com mediação do TRT-RS, rodoviários do Vale do Sinos decidem cancelar greve marcada para o domingo de eleição
Rodoviários do Vale do Sinos aceitaram proposta de duas empresas de transporte coletivo da região e cancelaram a greve marcada para domingo (6/10), dia do primeiro turno das eleições municipais. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na sexta-feira (4/10), após mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT-RS) que ocorreu no dia anterior.
O vice-presidente do TRT-RS, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, conduziu a mediação, que encaminhou o acordo entre as empresas que são do mesmo grupo e o sindicato da categoria. A juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier, também participou da sessão. As partes estavam em tratativas desde a enchente de maio.
A proposta acertada entre as partes prevê:
- R$ 160,00 de cesta-alimentação;
- R$ 33,5 de ticket refeição;
- Reajuste de 3,69%, com retroativo pago como salário, em parcela única, na folha de novembro;
- Pagamento da “dupla função” e ticket-alimentação nas folgas compensatórias.
Com o acordo entre as partes, os rodoviários das empresas Viação Montenegro e SILAS (Serviços de Transportes Urbanos) se comprometeram com a operação normal do transporte público no dia das eleições. O movimento grevista, que estava programado para começar à meia-noite de domingo, foi cancelado.
Pelo Ministério Público do Trabalho, esteve presente a procuradora Flávia Bornéo Funck.
Confira aqui a íntegra da ata da sessão de mediação.Abre em nova aba