TRT gaúcho é contemplado com o Selo Linguagem Simples do CNJ
A Justiça do Trabalho gaúcha foi contemplada com o Selo Linguagem Simples 2024. A certificação, concedida pela primeira vez pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhece os esforços dos órgãos do Judiciário para aplicar linguagem direta e compreensível em seus comunicados, especialmente em decisões judiciais. O TRT-RS está entre os dez Tribunais Regionais do Trabalho brasileiros que conquistaram o Selo.
Foram 750 iniciativas inscritas em todo o país, das quais 60 foram classificadas e 48 receberão a certificação em solenidade no dia 16 de outubro, na sede do STF, em Brasília/DF. As práticas foram analisadas em cinco eixos: simplificação da linguagem nos documentos; brevidade nas comunicações; educação, conscientização e capacitação; tecnologia da informação; e articulação interinstitucional e social.
Acesse a página sobre Linguagem Simples do TRT-RS, no menu institucional/Linguagem Simples, e confira diversos conteúdos sobre o tema. São dicas de como ela pode ser aplicada, seus benefícios, notícias relacionadas, expressões usadas na Justiça do Trabalho e muito mais!
A linguagem simples é aquela que todas as pessoas podem entender, independente do nível de escolaridade. É uma forma de comunicação que utiliza frases curtas, simples e diretas, com palavras que todo mundo conhece. Pode ser adotada tanto na fala quanto na escrita. Seu objetivo é garantir que o público que precisa daquela informação efetivamente a compreenda.
O TRT-RS está engajado neste compromisso. Linguagem simples: entender é nosso direito!