Presidente Martins Costa vistoria obra do Foro Trabalhista de Rio Grande
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargador Ricardo Martins Costa, vistoriou, nesta terça-feira (3/9), as obras do novo Foro Trabalhista de Rio Grande, no sul do Estado. Acompanhado da diretora-geral do TRT-RS, Rejane Carvalho Donis, o magistrado percorreu o terreno e conversou com os engenheiros.
A previsão de inauguração é agosto de 2025.
“Nós teremos aqui um dos Foros Trabalhistas com maiores instalações e praticidade. É um prédio da Justiça do Trabalho que Rio Grande merece”, destacou Martins Costa.
O presidente da OAB de Rio Grande, Ary Silva Júnior, esteve no local durante a vistoria.
“Será um prédio moderno, com ótimas instalações, ótimo para a advocacia”, disse Ary, que estava acompanhado de outros integrantes da diretoria da entidade no município.
A fundação da obra deve ser concluída nesta semana. Logo após, inicia o trabalho na parte do pavimento térreo. A estrutura composta de vigas, pilares e lajes deve ser concluída ainda neste ano. A etapa final é a parte de alvenaria e paredes de drywall, conforme os engenheiros Jeferson Claiton Xavier Moraes e Zuleina Farias Lopes.
Desde setembro de 2023, a Justiça do Trabalho de Rio Grande funciona em um prédio que foi reformado, no bairro Parque Residencial Salgado Filho. O novo Foro Trabalhista está sendo construído no Centro da cidade.
Palestra em Rio Grande
Na noite de segunda-feira (2/9), Martins Costa palestrou para estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Acompanhado da desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas do Tribunal (Nupemec), destacaram a importância da conciliação para resolução de conflitos. Ao final, responderam perguntas de alunos e professores presentes.
Visita a Pelotas
O presidente Martins Costa também visitou o Foro Trabalhista de Pelotas. Acompanhado da desembargadora Luciane e da diretora-geral Rejane, conversou com servidores, magistrados, terceirizados e estagiários.

