Agosto Dourado: TRT-RS ilumina fachada para promover o incentivo à amamentação

O prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região está iluminado na cor âmbar durante esta primeira semana de agosto (1º a 7).
A iniciativa simboliza o Agosto Dourado, um período dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação e à promoção do aleitamento materno.
O atual mês exalta os benefícios da aleitação para bebês, mães e a sociedade em geral. O leite materno é uma fonte rica em nutrientes e anticorpos, protegendo os bebês contra infecções, pneumonia e diarréias. Para as mães, a prática não só ajuda a reduzir os riscos de hemorragia pós-parto, como também diminui as chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero. Além disso, contribui para a redução de doenças crônicas no futuro e fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
A amamentação pode diminuir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, o leite materno é considerado o alimento padrão ouro para as crianças.
Apesar dos benefícios, a prática de amamentar ainda enfrenta desafios. Menos de 50% das crianças com menos de seis meses são exclusivamente amamentadas, conforme a OMS. Fatores como falta de apoio no trabalho, dificuldades financeiras e falta de informação contribuem para esse cenário.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, tem como principal objetivo reduzir as desigualdades e garantir que todas as pessoas recebam o apoio necessário para amamentar, independentemente de suas circunstâncias.
Em 2024, a campanha do Ministério da Saúde com o tema "Amamentação, apoie em todas as situações" se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento SustentávelAbre em nova aba, voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças. A iniciativa de conscientização foca na redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação.
Para mais informações, acesse o site oficial do Ministério da SaúdeAbre em nova aba.